Iracema Digital é lançado

5 de fevereiro de 2019 - 14:00 # # # #

Instituto pretende colaborar na articulação do ecossistema de TIC

Formado por entidades empresariais e acadêmicas, além de representantes dos governos municipal e estadual, foi lançado na noite desta terça-feira, 5/2, na sede da Fiec, o Instituto Iracema Digital, uma associação privada sem fins lucrativos que se propõe a conectar inteligências com o objetivo de ampliar as oportunidades do ecossistema digital do Ceará.

A iniciativa foi idealizada pelo professor Dr. Mauro Oliveira, ex-secretário adjunto da Secitece e responsável também por projetos do gênero em Aracati e no Pirambu, em Fortaleza. Na ocasião, também houve a posse da diretoria da entidade, que tem como presidente o empresário Ricardo Liebmann.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; pelo presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; pelo presidente da Fiec, Beto Studart e pelo prefeito Roberto Cláudio.

O Iracema Digital baseia-se na ação colaborativa entre a academia, empresas, governos e sociedade, resultando na produção de conhecimentos em inovação e tecnologia. Sua missão principal é colaborar na articulação do movimento do ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado, ampliando oportunidades com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável através da TIC e do uso intensivo da inteligência artificial em todo o Ceará.

A programação contou com a palestra do especialista em internet das coisas e inteligência artificial, Renato de Castro, uma das maiores autoridades mundiais em smart cities; apresentação do projeto de Segurança do Estado pelo Prof. José Macedo e debate sobre o tema “Segurança Inteligente”, com Renato de Castro e Aloísio Lira, titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

 

Fonte: Secitece