Jaguaruana: Nutec participa de reunião sobre “Indicação de Procedência”

29 de junho de 2021 - 15:31 # # #

Assessoria de comunicação da Secitece

Esse título garante visibilidade e competitividade nacional dos produtores de redes de dormir da região

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, acompanhado do presidente do Instituto Centec, Silas Barros, e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, participou na tarde desta sexta-feira (25/6) de reunião na Câmara Municipal de Jaguaruana, para tratar da Indicação de Procedência para as redes de dormir do município.

No último mês de maio, o Nutec conquistou a Indicação de Procedência para Jaguaruana, título que reconhece nacionalmente o município como centro de fabricação de redes de dormir com características únicas, garantindo diferencial competitivo inovador e visibilidade no mercado. A concessão desse título foi publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

Inácio explicou o que significa a conquista do selo para o município e ressaltou a necessidade de conscientizar a população sobre essa novidade. “A ‘denominação de origem’ pode ter um impacto econômico muito grande para o município, mas é preciso que os produtores e a população jaguaruanense estejam cientes das muitas possibilidades que esse movimento pode gerar”, pontuou.

Silvanira de Oliveira, head de Inovação do Nutec, esteve à frente do processo e relatou que para fazer a solicitação ao INPI foram enviadas mais de 500 páginas de documentos que comprovavam a vocação produtora de redes do município, reconhecida não só no Ceará, como em todo o país, além de descrever o processo de fabricação das redes e estabelecer critérios de qualidade que deverão ser seguidos por todos os produtores que quiserem usar o selo. Esses detalhes garantiram a conquista da primeira indicação de produção do Ceará.

A reunião foi mediada pelo vereador Afraudizio Soares. Também participaram da atividade o prefeito do município, José Elias de Oliveira, o diretor do IFCE, Evandro Melo, a secretária de educação, Socorro Barreto, o presidente da câmara municipal de Itaiçaba, o vereador Daniel Holanda, além de produtores de redes e populares.