Laboratório do Nutec é o único do Ceará com acreditação para análise de Salmonella

27 de fevereiro de 2019 - 10:41 # # #

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Ensaios para Análise de Água e Alimentos – LEA, recebe diariamente amostras de alimentos para análise. O LEA tem acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/ Inmetro) conforme o escopo de Acreditação do Laboratório.

O Nutec é referência nesse tipo de atividade, pois é o único do Ceará com o o reconhecimento formal de competência técnica pela CGCRE do Inmetro, sendo um dos poucos do Nordeste também.

 

Entre os vários serviços de análise do LEA, podemos citar determinação de umidade, gordura, coliformes, bolores, leveduras e a contaminação de Salmonella enteritidis, muito comentada nas últimas semanas. A salmonella é a bactéria mais frequente nos surtos de infecções alimentares, diarreias e gastroenterites, representando 14,4% dos quase 220 mil casos entre 2000 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde.

Raquel Araújo, engenheira de alimentos do Nutec, afirma que, além dos cuidados que as empresas têm de enviar amostras de seus produtos para análise, é importante que o consumidor mantenha hábitos de higiene para evitar infecções. “O consumidor deve ter o cuidado de higienizar bem os alimentos e consumir completamente frito, cozido ou assado, pois essa é uma bactéria que não resiste a temperaturas elevadas, explica.”

O produto contaminado pode causar infecção gastrointestinal, com dores abdominais, diarreia, febre e vômito.

Saiba mais