Laçamento do Seminário +TICeará da Secitece

27 de julho de 2015 - 17:37

Seminário +TICeará terá como foco inovação, capital humano e políticas de incentivo
O evento  terá como foco a inovação, capital humano e políticas de incentivo, acontecerá em agosto na Assembleia Legislativa

Foi lançado nesta segunda-feira o Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento, uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico – SDE a Câmara Setorial de TIC/Adece, com o apoio da Citinova e do Senac.
O evento será realizado dia 24 de agosto, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e no dia 25/08 no auditório da Secitece e reunirá setores do governo do Estado, universidades, mercado, produtores de bens e serviços de TIC, financiadores e investidores para discutir os entraves e as potencialidades para o desenvolvimento do Estado, através do setor de TIC, com foco em três vertentes: inovação, capital humano e políticas de fomento e incentivo.
O objetivo é fazer uma ação multi-setorial envolvendo os atores de todo o ecossistema de TIC do Estado e também a sociedade para produzir uma sugestão de um programa unificado e integrado de ações e políticas públicas de TIC para o estado do Ceará.
A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda; do secretário adjunto da SDE, Cláudio Ferreira Lima; do presidente da CS-TIC, Márcio Braga; do presidente da Citinova, Tarcisio Pequeno; Ariosto Holanda, da Câmara de Altos Estudos da Assembleia Legislativa e do reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, dentre vários representes das diversas áreas envolvidas com o setor de TIC. Também estiveram presentes o secretário adjunto Francisco Carvalho e o executivo Gilvan Paiva.
Inácio Arruda lembrou que hoje no Estado temos registradas quase 1000 empresas dedicadas exclusivamente à Tecnologia da Informação com bom faturamento, sendo que destas, 10 já faturam mais de 500 milhões. “É uma contribuição significativa para a economia do Estado e que além de uma indústria forte, tem uma transversalidade enorme entre diversos setores da economia – saúde, indústria, serviços, transportes, agropecuária, administração pública, ensino, pesquisa, dentre outros”, garante.
Segundo o secretário um dos grandes dilemas do setor é como unir as diversas instituições que atuam para potencializar o desenvolvimento do Estado, uma área que gera empregos de alta qualidade para Fortaleza e o interior, e de forma ecológica e sustentável.”A TI gera emprego, pesquisa, produtos e tudo isso, sem consumir água. Temos a inteligência, mas precisamos descobrir como desenvolver uma política interessante para atrair mais empresas para o setor, induzir nossa academia a produzir mais e ampliar os investimentos”, pondera. No ano passado, somente a Funcap investiu mais de 9 milhões nessa área diretamente, sem contar os financiamentos do CNPq, Finep e Capes.
Para o secretário ajdunto da SDE, Cláudio Ferreira, “não dá mais pra trabalhar apenas com os três setores econômicos tradicionais. É preciso abrigar um quarto setor, o do conhecimento, para dirigir melhor os recursos do Estado, criar os fundos e financiamentos adequados. É o conhecimento que infesta de inovação e criatividade todos os setores da economia”.
Na avaliação do empresário Márcio Braga, presidente da Câmara Setorial de TIC, é preciso descobrir como usar essa instrumentalização para transformar o Estado, a partir de um setor que tem crescido 15% ao ano. “Temos uma vocação inata mas há um movimento migratório muito grande. Hoje, 60% dos alunos do ITA são do Ceará”, aponta.
Após o lançamento, será elaborado um raio X do setor, a partir de uma pesquisa aplicada com um conjunto representativo de empresas compradoras, fornecedoras e universidades. É esse diagnóstico que irá balizar as discussões do Seminário, em agosto.
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Secitece