Larse realiza análise de biogás de biodigestor de Ocara

8 de março de 2018 - 18:40

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), realizou nesta quarta-feira (08.03) análises de composição de biogás de biodigestor em propriedades rurais de Ocara, Microrregião de Chorozinho, que fica ao Norte do Estado do Ceará. Esta é uma parceria da Fundação com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Na ocasião, foi possível avaliar a qualidade do biogás utilizado em biodigestores em funcionamento no meio rural e verificar que estão dentro dos padrões de qualidade aceitáveis para queima sem risco aos usuários. O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, Dr. Ari Clecius, explica que o biodigestor traz vantagens como “ajuda a fazer o saneamento básico, elimina os odores dos dejetos animais, reduz o número de insetos, como as moscas, e auxilia na preservação do meio ambiente, ao combater o aquecimento global, através da queima do gás metano, que é um grande causador do efeito estufa”. 

O Larse conta com uma equipe técnica qualificada e equipamentos de última geração que possibilitam o estudo da composição do biogás in loco, fornecendo informações essenciais para geração de energia. Para Ari Clecius, a “energia gerada a partir de biodigestores se apresenta como boa oportunidade de renda para o agricultor, além de gerar ganhos ambientais consideráveis. O caminho é a agricultura de baixo carbono, contribuição para Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do Ministério da agricultura com ações de adaptação às mudanças climáticas”, afirmou.