Mais um Momento de Integração Tecnológica Nutec

10 de maio de 2018 - 09:26 # # # # #

No dia 08 de maio (terça-feira), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, através da sua Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (Gemea), promove mais um Momento de Integração Tecnológica. Dessa vez, o tema discutido será “Aterros Sanitários no Ceará e o Desenvolvimento Limpo: Oportunidades de Promoção de Desenvolvimento Sustentável PPP (Profit-Planet-People)”. Essa é uma iniciativa promissora para promover a sustentabilidade social e ambiental do desenvolvimento municipal no Ceará.

Confira a programação:

08h45 – Abertura – Francisco Magalhães (Presidente do Nutec)

09h– Plano de Encerramento e de Uso Futuro da Área do Aterro Sanitário Metropolitano – Dr. Gleydson Sobreira (EcoFor)

09h40 – Aterros Solares: Panorama Internacional de Usinas Fotovoltaicas em Aterros Sanitários de RSU – Srta. Joélia Rodrigues (UFC)

10h10 – Intervalo

10h20 – Estudo de Caso de Mini Usinas Fotovoltaicas Distribuídas em Setores Encerrados do ASMOC –  Rainer e engenheiro Isaac (Nutec)

10h50 – Soluções Tecnológicas de Arranjos Fotovoltaicos para Aterros Sanitários Metropolitanos de RSU – Mr. Patrick Courcelles (GMA Solar

)

11h20 – Encerramento – Dra. Ieda Montenegro e Eng. Raimundo Montefusco

Produção de biogás

O gás de aterro-biogás gerado nas células dos aterros sanitários regionalizados e consorciados do Ceará tem em sua composição química gás metano (CH4), que é um agente associado ao efeito estufa da atmosfera terrestre com um potencial de aquecimento global (Global Warming Potential-GWP) 28 vezes maior que o potencial do gás dióxido de carbono (CO2) da sua combustão ,para um horizonte de 100 anos, conforme o Assessement Report-AR5 do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC.

A produção média de biogás por tonelada de resíduo sólido urbano-RSU, nas condições sócio-ambientais brasileiras é estimado em 180 metros cúbicos por tonelada de RSU. A recuperação e a queima desse gás de aterro-biogás gerado nas células dos aterros sanitários regionalizados e consorciados do Ceará, no cenário atual, já se configura um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo-MDL e com adicionalidade para geração de negócio se aproveitado para produção de energia elétrica (mercado termelétrico) ou tratamento para purificação e produção de biometano para o mercado industrial, automotivo e residencial.

A rede de recuperação de biogás instalada nos aterros sanitários regionalizados e consorciados do Ceará possui em média uma eficiência de 85%, ou seja15% podem ser considerados como emissões fugitivas. Essas emissões fugitivas de biogás para atmosfera continuam contribuindo com o efeito estufa e o aquecimento global , mesmo após o encerramento de setores do aterro sanitário. Ações mitigadoras tem sido desenvolvidas para evitar essas emissões fugitivas de biogás, como barreiras geossintéticas na camada de cobertura ou revegetação com grama (Esmeralda, Bermuda, …) ou capim (Mombaça, Massai, Buffel,…) compondo uma camada evapotranspirativa.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará-NUTEC seguindo tendência mundial de adicionalizar micro e mini usinas solares fotovoltaicas distribuídas em áreas de setores encerrados de aterros sanitários como outra ação mitigadora para compensar essas emissões fugitivas de biogás, está realizando um Momento de Integração Tecnológica NUTEC “Aterros Sanitários no Ceará e o Desenvolvimento Limpo: Oportunidades de Promoção de Desenvolvimento Sustentável PPP (Profit-Planet-People)“, iniciativa promissora para promover a sustentabilidade social e ambiental do desenvolvimento municipal no Ceará.