Com vagas esgotadas, supervisora do Nutec ministra curso durante a semana de química

27 de setembro de 2019 - 13:42 # # # #

Nos dias 24 e 25 de setembro, a supervisora do núcleo de materiais do Nutec, Janaína Sobreira, ministrou um curso de Origin durante a programação da Semana de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com as vagas esgotadas, o curso foi voltado para alunos da química, física e engenharias, que trabalham com análise de gráficos científicos.

“Os alunos precisam saber manipular o Origin para traçar e analisar vários tipos de gráficos, como análise de Defração de Raio-X(DRX), espectros infravermelhos e espectroscopia RAMAN, curvas de calibração, entre outros. É importante ressaltar também que todos os artigos científicos necessitam de uma ferramenta para análise de dados, e na análise de experimentos, a mais utilizada atualmente é o Origin”, destaca Janaína. A versão do curso ensinada durante o curso foi a Origin 2019 atualizada.

Janaína Sobreira

Atualmente é supervisora da Gerência de Materiais da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e doutoranda em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará com experiência nas áreas de corrosão e tratamento de materiais; Síntese, funcionalização e caracterização de nanomateriais e aplicação de nanomateriais a adsorção e diagnóstico de células cancerígenas. Laboratórios envolvidos: Nutec (Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará), GQMAT (Grupo de Química de Materiais Avançados – Departamento de Química Analítica e Físico-Química), LAMFA (Laboratório de Materiais Funcionais Avançados – Departamento de Física da Matéria Condensada) e INL (Iberian Nanotechnology Laboratory – Braga/Portugal – doutorado Sanduíche no grupo de pesquisa de métodos, diagnóstico e tratamento cancerígeno. ( 2016-2018 ).

Semana de Química UFC

Além da comemoração dos 10 anos da Semana da Química, a atividade celebra, em 2019, o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).