Ministro do Trabalho exalta Ciência e Tecnologia

21 de outubro de 2011 - 14:44

“Em vez de 300 cientistas por ano, queremos formar 3000!”

Em sua visita a Fortaleza na última quinta-feira (20) o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi ressaltou a importância do Governo Federal em investir mais na formação de profissionais na área de pesquisa científica: “O Brasil precisa ter ciência e tecnologia para crescer e prosperar como país”; ressaltou. O tema foi abordado pelo Ministro em seu discurso de entrega do registro sindical para o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC, em solenidade na sede desta entidade.

“Em vez de 300 cientistas por ano, queremos formar 3000!” exclamou Lupi, numa tentativa de valorização da carreira – atualmente, o Brasil forma em torno de 10 mil doutores por ano (na área de física, cerca de 250) pois o retorno financeiro não é proporcional ao nível de especialização. Para se tornar cientista a formação é longa: primeiro é necessário fazer uma faculdade onde tenha pesquisa científica, depois uma iniciação científica, onde é dado um pequeno trabalho de pesquisa eapós concluir o curso superior, faz-se um mestrado de dois anos e um doutorado de quatro anos. É comum ainda fazer alguns estágios depós-doutorado. No doutorado além de se especializar mais, é preciso fazer outras pesquisas que devem gerar publicações, produtos ou patentes. Além disso é necessário escrever uma tese e submetê-la a uma bancada de pelos menos cinco professores (doutores). Só assim recebe-se o título de doutor.

O presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará -NUTEC, vinculada à Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior-SECITECE, Lindberg Gonçalves, em conversa informal com o Ministro, ressaltou a contribuição do NUTEC e do Governo do Estado do Ceará na área Ciência e Tecnologia.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
85 31016925