Miniusina de biodiesel é apresentada em evento

17 de outubro de 2017 - 17:50

Fontes energéticas limpas farão parte das atrações promovidas pelo Nutec na Feira do Conhecimento


O Laboratório de Referência em Biocombustíveis (Larbio) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) estará na Feira do Conhecimento, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro. O evento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Uma Miniusina de Biodiesel será exposta para explicar o processo tecnológico envolvido nessa alternativa energética.

A atividade é feita para transformar ésteres de cadeia maior em outros de cadeia menor para produzir o biodiesel, podendo os subprodutos serem reaproveitados. No caso da Miniusina do Nutec, o processo será feito através da transesterificação, que tem como subproduto a glicerina, podendo ser utilizada para fabricação de sabão, por exemplo.

Serão expostas amostras de biodiesel originados de: oleaginosas, vísceras de tilápia, sebo bovino e suíno para ilustrar e explicar o processo de produção de biocombustível, além das etapas, interações químicas, precauções e resíduos provenientes da finalização do procedimento.

O laboratório também irá apresentar briquetes de biomassa, que são blocos densos e compactos de matéria orgânica usados como biocombustível para produção energética, só que na forma sólida, diferente do biodiesel.

Vale ressaltar que o Biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, originado de material orgânico, animal ou vegetal, substituindo total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores de diversos veículos, preservando o meio ambiente e tornando a economia menos dependente de fontes energéticas fósseis.

O Larbio possui uma equipe especializada, trabalhando com pesquisas na área de biocombustíveis líquidos de fontes animais e vegetais, bem como os sólidos, oriundos de matéria orgânica. Há inclusive a execução de análises físico-químicas em combustíveis, biocombustíveis, derivados de petróleo, lubrificantes, óleos isolantes e vegetais.

O Nutec também estimula o desenvolvimento de estudos, projetos e parcerias que possam aumentar a matriz energética com biocombustíveis para indústrias, setor público e privado.

Para conhecer mais sobre o Nutec e os Serviços do Larbio:

Núcleo Central de Atendimento ao Cliente (Nucac):

Fones: (85) 3101.2445 | (85) 3101.2446 | (85) 3101.2447

Email: cac@nutec.ce.gov.br

Para mais infomações sobre a Feira do Conhecimento acesse o link abaixo:

http://www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento/

Assessoria de Comunicação e Marketing do Nutec:
Fones: (85) 3101.6925 | (85) 9 8732.2056