Minicurso aborda a montagem e a caracterização de células solares fotovoltaicas

4 de maio de 2023 - 18:24 # #

Evento aconteceu no Laboratório de Filmes Finos e Energias Renováveis, da UFC.

Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril com conclusão em 04 maio o minicurso: Montagem e caracterização de células solares fotovoltaicas de estrutura multicamadas. A capacitação foi realizada pelo Dr. em Engenharia e Ciência de Materiais, Francisco Marcone Lima, atualmente bolsista no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

Capacitar alunos de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área solar fotovoltaica foi o objetivo do curso, que abordou técnicas de preparo de células solares fotovoltaicas e métodos de caracterizações elétricas.

A iniciativa partiu professor Dr. Francisco Nivaldo Aguiar Freire, coordenador do Laboratório de Filmes Finos e Energias Renováveis (LAFFER), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Estudantes dos cursos de graduação em Energias Renováveis e Engenharia Mecânica; de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais e de mestrado em Engenharia Mecânica estiveram presentes.

Energia solar fotovoltaica

O princípio da energia solar fotovoltaica é agrupar células solares, feitas de material semicondutor, com objetivo de captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica. A tecnologia traz inúmeras vantagens à sociedade, como a produção de energia limpa e renovável, o baixo impacto ambiental e a redução da dependência de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis.

Em 2021, o Brasil foi o 4º país que mais acrescentou capacidade solar fotovoltaica no mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

A fonte solar fotovoltaica ainda representa menos 1% da matriz elétrica brasileira, porém o Instituto de Pesquisa Energética do Governo Federal, prevê que, até 2030, a fonte solar fotovoltaica poderá representar 10% da matriz elétrica do país.