Nova unidade da Fiocruz no CE fortalecerá as parcerias com os órgãos do Estado

20 de março de 2018 - 14:29

Além do Nutec, a oficina “Inovação em Saúde” reuniu representantes da Fiocruz e de órgãos de pesquisa cearenses

O Parque Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará está prestes a ser instalado e um encontro tratou das possíveis parcerias da instituição com pesquisadores cearenses na área de Biotecnologia. A oficina “Inovação em Saúde – Sistema Secitece e Fiocruz” aconteceu no espaço CiarCE, em Fortaleza, na manhã da última sexta (16/3). O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, junto com diretores e gerentes da instituição estiveram presentes no evento.

                                           

O secretário Inácio Arruda abriu o evento reforçando a importância da atividade. “Temos vários caminhos de cooperação e precisamos promover ações conjugadas para que essa seja uma unidade forte de pesquisa”.

Na ocasião, Margareth Gallo, química da Fiocruz, falou sobre a parceria com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) “O Nutec conta com pessoas especializadas, além de ser um referêncial no Estado para o acompanhamento na área de alimentos e agricultura.”

Nutec, através do seu Laboratório de Química Instrumental, tem uma parceria de cooperação técnica com a Fiocruz para estudar a área de agrotóxicos, desenvolvendo e validando métodos cromatográficos para identificação e quantificação de resíduos de agrotóxicos em amostras de água e alimentos. A Fundação dispõe de equipamentos modernos, espectrômetros de massas, além de um corpo técnico capacitado e está se especializando na área de agrotóxicos, com um projeto aprovado pelo Banco do Nordeste (BNB).

Doutorado

Durante a oficina, o coordenador Geral de Administração da Fiocruz, Wilson Savino, anunciou a chegada de um programa de doutorado em Biotecnologia e Saúde em Fortaleza, trazido pela instituição.

Ele também apresentou alguns números que mostram porque a instituição é considerada uma das principais no mundo em pesquisas e desenvolvimento de fármacos. Só de 2011 a 2015, foram 511 milhões de doses de vacina produzidas pela Fiocruz, que hoje é a maior fabricante da vacina da febre amarela do planeta, exportando para 74 países.

Unidade no CE

O novo Parque Tecnológico da Fiocruz no Ceará está localizado no Eusébio e ocupa uma área total de 43.150 m², com um prédio de pesquisa de 14 mil m² e que segue uma série de padrões de sustentabilidade e de segurança biológica.

Estre os principais temas de pesquisa a serem desenvolvidos na unidade estarão: Saúde da Família, Bioinformática, Prospecção Molecular, Meio Ambiente e Saúde e Neurociência.