Novas tecnologias em 21 de outubro de 2015

21 de outubro de 2015 - 20:16

Novas tecnologias em 21 de outubro de 2015

No segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro, o dia de hoje era o futuro. Confira as tecnologias que fazem parte da nossa realidade cearense.

Em novembro de 1989, Marty McFly e Doc Brown chegaram ao futuro no segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro. E o futuro, naquela época, era hoje, o dia 21 de outubro de 2015. A maior parte da tecnologia mostrada no filme como relacionada ao futuro já se tornou realidade, como os tênis que amarram sozinhos – patenteados por uma grande empresa de calçados – ou a tela plana mostrada na casa de Marty McFly, que se parece com os painéis flexíveis mostrados recentemente por uma grande marca de eletrodomésticos em exposições do setor.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) apresenta algumas tecnologias semelhantes apontadas na época. Apesar de o conversor de energia Mr. Fusion, que transformaria lixo em combustível para o carro ainda não ser uma realidade, um processo semelhante, conhecido como pirólise, cujo combustível é feito a partir do tratamento do esgoto e da comida descartada foi bastante pesquisado e testes positivos já foram realizados no Laboratório de Referência em Biocombustíveis do Nutec.

Também entrevistamos os pesquisadores do Laboratório de Automação e Robótica Centauro do Nutec em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para descobrir porque algumas das previsões feitas no filme não se tornaram realidade, como a famosa cena do skate voador, ou hoverboard. O Doutor em Engenharia Eletrônica de Comunicações George Pereira diz: “A solução existe, cientificamente falando, mas acredito que eles não se popularizaram em escala comercial por razões além das tecnológicas. O skate como transporte nunca foi como uma bicicleta, por exemplo, que é entretenimento e transporte ao mesmo tempo, isto é, tem público. Suponho que houve um direcionamento maior das empresas para outras tecnologias mais populares. Mas o conceito de levitação não é novo, existem protótipos, mas acredito que ainda precisa-se pensar em como transforma-lo em um produto mais rentável para se popularizar”.

Os drones mostrados em De Volta para o Futuro 2 fazem apenas aparições rápidas assim como um frentista de posto robô. “O laboratório do Nutec faz ciência, trazendo benefícios para a sociedade. Contamos com um corpo de engenheiros qualificados e alunos de mestrado para realizar essas pesquisas, como o caso do Raif Carneiro que realiza estuda do sistema de segurança para os drones no caso de falhas técnicas para que possam pousar em segurança.”explica o professor. O Centauro também faz testes com outros tipos de robôs nas mais diversas aplicações.

E brinca: “Se o McFly voltasse hoje iria encontrar um cenário muito parecido com o que gostaria de ter visto no século XXI”.

Para ver os drones, miniusina de biodisel e os robôs do Nutec, visite a Infobrasil e Ceará Faz Ciência que acontecerá em Fortaleza, na Assembleia Legislativa, dos dias 27 a 29 de outubro.


Arinne Oliveira
85 3101.6925 | 85 9 8732.2056
arinne.mauricio@gmail.com