Nutec 40 anos

12 de dezembro de 2018 - 15:34 # # # #

Instalada em uma área de 56 mil metros quadrados no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), compreende uma megaestrutura de laboratórios especializados, agência de inovação e diversos projetos nas áreas de energias renováveis, meio ambiente, automação industrial, construção civil, química e alimentos e incubação de empresas. A instituição é também um espaço de realização de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, acolhendo professores e alunos de várias universidades.

Fundado em 12 de dezembro de 1978, o Nutec apresenta resultados que impressionam não só pelos números expressivos, mas principalmente pela diversidade e largo alcance social de suas ações e projetos. Em 40 anos de história, a Fundação alcançou a marca de 27 mil clientes atendidos e contou com projetos importantes que confirmaram seu caráter de essencial para o Ceará.

Dentre os projetos, merecem alto relevo: “Dessalinização de Água”, que ajudou na crise hídrica, “Biodiesel Nutec”, que teve destaque internacional com a produção do combustível a partir de gordura das vísceras de peixe e “Projeto de Interiorização de Extensão Tecnológica”, este pioneiro no Estado.

Hoje, a instituição tem uma carteira de iniciativas em andamento, além de variadas parcerias, entre elas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Petrobrás, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Secretaria de Saúde (SESA) e com o Banco do Nordeste. Realiza ainda projetos cooperados com Alemanha, China e França.

Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a capacidade da instituição esta albergada em equipes de multiprofissionais de notórias competências, especializadas para atender às necessidades do mercado dentro de um sólido padrão de qualidade, atestado pelas certificações do CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro). O objetivo para os próximos anos é continuar viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento industrial sustentável em benefício da sociedade.