Nutec amplia atuação na FdC e impacta grande público

7 de novembro de 2022 - 19:05 # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Programação registrou participantes de 25 estados do país e de 52 municípios cearenses.

Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Empreendedorismo marcaram a participação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) na 6ª edição da Feira do Conhecimento (FdC), que aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro.

Presente em todas as edições do evento, seja de forma presencial ou virtual, o Nutec ampliou sua atuação na feira em 2022. Foram 6 atividades distribuídas pelo Centro de Eventos nos 3 dias de evento.

Na Arena do Conhecimento, o Nutec apresentou sua história e seus serviços através de uma experiência audiovisual com qualidade de cinema e conteúdo interativo. O estande tecnológico recebeu pelo menos 10 mil visitantes.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, comemorou a adesão do público no estande destacando a escolha da linguagem: “a FdC já demonstrou que agrega um público diverso, formado por pesquisadores, atores do ecossistema de tecnologia e inovação, mas também estudantes e crianças, por isso apostamos numa linguagem acessível e que desperta o interesse dessa parte do público”. Magalhães afirma ainda que além de mostrar a atuação do Nutec, o estande visou “demonstrar como o Ceará já é referência nas áreas de Ciência e Tecnologia e estimular mais pessoas a produzir Ciência”.

Redário

Em 2021, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o suporte do Nutec, reconheceu as redes de Jaguaruana através da Primeira Indicação de Procedência do Ceará. A certificação impulsiona a economia local e oferece aos consumidores redes de dormir com qualidade garantida.

Na FdC 2022, o Nutec e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) se uniram para proporcionar ao público um espaço de descanso nas redes de Jaguaruana. Os visitantes do redário conferiram ainda uma exposição fotográfica com a história da tradição na produção de redes do município.

Ciência

Experimentos em tempo real puderam ser apreciados pelo público na Van de Nanotecnologia. Durante os dias 3, 4 e 5 de novembro, pesquisadores realizaram análises e experiências ao vivo com o suporte do Laboratório móvel do Nutec.

Ainda com o objetivo de fomentar a Ciência, o Nutec promoveu 2 simpósios no dia 04 de novembro: o Simpósio Nacional de Haff, cujo objetivo foi o debate em torno dos estudos relacionados à “Doença da Urina Preta”, e o Simpósio de Desenvolvimento de Novos Produtos, que abordou a “Jornada do Cientista Empreendedor”, levando ao palco da FdC uma tarde de imersão no universo do empreendedorismo.

Simpósio Nacional de Haff

O evento recebeu mais de 500 inscrições, abrangendo 52 municípios cearenses e 25 dos 27 estados brasileiros. Palestras, mesas redondas e exposições de trabalhos científicos foram apresentados para o público em formato presencial e on-line por especialistas de todo o país e do exterior nas áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Química, Alimentos e Toxinas.

O Simpósio Nacional de Haff obteve reconhecimento internacional através da One Health por estar alinhado ao conceito de “Saúde Única”, que preconiza a integração entre a saúde humana, animal e ambiental.

Estiveram presentes: o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Maria Dias Cavalcante; a Pró-reitora de extensão da UFC, Professora Elizabeth de Francesco; a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ricristhi Gonçalves e a pesquisadora do Nutec e idealizadora do evento, Crisiana Nobre.

” A importância do tema e a adesão do público ao I Simpósio de Haff mostrou a necessidade de realizar mais debates sobre o assunto e ampliar mais ainda a discussão sobre outras doenças associadas ao consumo de pescados. Eventos dessa natureza nos impulsionam a avançar em pesquisas e buscar soluções para  as questões envolvendo essas patologias. Já estamos vislumbrando um próximo evento para 2023″, afirma Crisiana.

Apoio ao Empreendedorismo

Além de oferecer uma tarde de imersão com atores do ecossistema de empreendedorismo cearense no I Simpósio de Desenvolvimento de Novos Produtos, o Nutec, em parceria com a Secitece, também impulsionou pequenos negócios durante a FdC 2022.

Duas iniciativas apoiadas pela instituição expuseram seus produtos na Feirinha Inovadora, novidade da 6ª edição do evento. A Kimura Agro farm e a Redes Conceito realizaram a divulgação e a comercialização dos seus produtos na FdC 2022.