Nutec apresenta ideias e projetos na XII Bienal do Livro

25 de abril de 2017 - 13:42

Espaço atraiu visitantes nos dez dias de evento

O Espaço Luz do Conhecimento trouxe variadas atividades, palestras e projetos de convidados e das vinculadas ligadas à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), inclusive da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), que participou de todos os dias do evento no Espaço Azul, do Centro de Eventos do Ceará.

A programação do Nutec atraiu curiosos, estudantes, profissionais e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas interessados em robótica, automação e outras atividades de engenharia. O local recebeu também a visita de veículos de TV, rádio e de autoridades do Governo do Estado do Ceará.

Palestras

Ari Clecius e Isaac Sousa puderam apresentar dados, práticas e tecnologias que direcionavam os olhares e preocupações dos presentes para o manejo correto do lixo, bem como atraíram a atenção para a eficiência energética das cidades e potencialidades de utilização de tecnologias solares, por exemplo. A sustentabilidade foi abordada, os espectadores tiraram dúvidas sobre os temas e puderam refletir sobre as novas fronteiras e paradigmas desses assuntos, como reciclagem, demanda energética, riscos ambientais e de saúde.

Bruna Sousa e Ariana Melo, mestrandas do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece) mostraram variáveis importantes a serem consideradas por novos empreendedores para transformarem ideias iniciais em empresas de sucesso.

O tema trouxe curiosos e donos de negócios interessados nas ferramentas e informações importantes apresentadas por elas para trazer crescimento e desenvolvimento nas áreas de marketing, finanças e gestão de maneira prática, simples, mas eficiente.

Tecnologias e atrações no Espaço Azul

O Robô NAO se destacou com seus movimentos humanóides e curiosidades sobre robótica apresentadas pelos especialistas do Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro). Crianças, jovens, estudantes, profissionais, pesquisadores e curiosos esclareciam suas dúvidas e se divertiam com a capacidade do robô em interagir com o público. A imprensa também esteve presente para conhecer as atividades realizadas no local de exposição do Nutec. Veja abaixo o conteúdo da TVC na Bienal sobre as atrações do Centauro:

Link: https://goo.gl/86vXEl

O Nutec também levou um braço mecânico que executava desenhos, um drone e uma impressora 3D, que atraíram a curiosidade sobre as tecnologias embarcadas nos equipamentos, suas aplicabilidades por empresas e como facilitadoras da rotina das pessoas.

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal        Fone: (85) 3101.6925