Nutec apresenta resultados de avaliações estruturais

26 de janeiro de 2018 - 16:49

Já foram realizadas análises em Sobral, Aracati, Fortaleza e Viçosa do Ceará

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Engenharia Civil, apresentou na segunda-feira (15.01) o resultado das análises estruturais que estão sendo realizadas em patrimônios históricos do Estado. Esta é uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Laboratório do Nutec conta com equipamentos de última geração que possibilitam o estudo da durabilidade e da resistência das propriedades edificadas do Estado. Isso proporcioana informações essenciais para a restauração da propriedade com importante significado arquitetônico.

O gerente do Laboratório de Engenharia Civil do Nutec, Dr. Esequiel Mesquita, explica que não há informações na literatura sobre os materiais utilizados nas estruturas antigas, como a alvenaria. “Precisamos saber a resistências dos tijolos, qual é a permeabilidade deles, a composição e como funcionam quando há um carregamento acidental”, afirma Esequiel. O engenheiro ainda ratifica que, por serem construções antigas, não se sabe os dados técnicos do material usado. Através dos ensaios destrutivos e semi-destrutivos, é possível obter essa resposta e, a partir disso, realizar o reforço estrutural.

Esse tipo de trabalho é muito importante para manter o patrimônio histórico do Estado. “O nosso objetivo é caracterizar o comportamento dos edifícios dos patrimônios históricos do Estado, de modo que, quando for necessário fazer uma intervenção, tenhamos propriedades e parâmetros de Engenharia”, ressalta Mesquita.

A parceria Nutec – Iphan já realizou análises em 26 edificações do Ceará. O trabalho está sendo ampliado para o Sul do Estado e a próxima cidade que deve receber os engenheiros para análises será Icó.