Nutec assina Termo de Cooperação com Secretaria das Cidades

18 de dezembro de 2018 - 15:46 # # # #

O Presidente do Nutec, Francisco Magalhães, esteve nesta terça-feira (18), com o Secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições e com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), os Consórcios para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e da Região do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ), além de outros órgãos públicos e entidades. O objetivo do termo é fomentar a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) no Ceará. Os trabalhos têm previsão de conclusão de 24 meses e os primeiros estudos resultantes deste instrumento devem ser disponibilizados em março de 2019.

A cooperação técnica vai definir a estratégia a ser adotada pelos parceiros envolvidos, considerando os âmbitos econômico, social, técnico e ambiental para incentivar a valorização energética dos resíduos antes que estes sejam dispostos em aterros sanitários. Os estudos e projetos serão iniciados especialmente nas áreas onde estão sendo implantados os sistemas integrados de gestão de resíduos sólidos, Região Metropolitana de Sobral e Região do Vale do Jaguaribe.

A expectativa é que por meio dessa ação a quantidade de rejeitos aterrados seja reduzida (ampliando a vida útil das estruturas construídas), e haja um aumento da quantidade de material reciclável. Como consequência, a produção de CDR vai contribuir para a redução da quantidade de gases do efeito estufa, tanto pela diminuição do metano oriundo da decomposição dos resíduos quanto pela substituição de fontes de energia fósseis.

O co-processamento de resíduos é uma realidade crescente no país, podendo suprir demandas energéticas na produção de cimento, geração de energia, caldeiras dentre outros. O fomento a esse tipo de substituição energética a partir de resíduos é uma forma de atender à Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e à Política Nacional e Estadual de Mudanças Climáticas.

Na oportunidade, o secretário Paulo Henrique Lustosa agradeceu ao apoio de todos os parceiros no Termo de Cooperação e ressaltou os benefícios da ação, inclusive para o abastecimento das indústrias de cimento. “Graças ao empenho de vocês a gente conseguiu chegar nesse Termo para viabilizar os estudos do CDR e abastecer as cimenteiras das regiões de Sobral e Limoeiro do Norte”.

São parceiros da SCidades no Termo de Cooperação Técnica a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e os Consórcios para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e da Região do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ).

 

Fonte: Secretaria das Cidades