Nutec celebra 40 anos com Sessão Solene

12 de dezembro de 2018 - 15:24 # # # #

Em comemoração aos seus 40 anos, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), recebeu na noite de ontem (11) uma homenagem da Assembleia Legislativa, por iniciativa dos Deputados Mirian Sobreira e Carlos Felipe. A sessão solene contou com a presença dos ex-presidentes, servidores, representantes de entidades, comunidade e autoridades.

Inácio Arruda, um dos homenageados da noite, destacou a importância dos trabalhos da entidade, refletindo sobre a participação de todos e lembrou diversas ações realizadas em sua gestão como Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). “Lembro das diversas reuniões quantas vezes nos juntamos para conseguir melhorias, até chegarmos a decisão histórica de aumentar o recurso, chegando a 2% em 2027”, relatou.

O atual presidente, Francisco Magalhães, agradeceu a todos pela presença, aos colaboradores, ex-presidentes, Secitece e Fiec. Magalhães ressaltou em seu discurso que poucas organizações conseguiram reunir tantas realizações positivas quanto o Nutec nesses 40 anos de existência. “Nesses 40 anos, o Nutec conquistou a confiança de milhares de cearenses, graças a um trabalho de relevância inegável, baseado na ética e na efetividade, e comprometido com as prioridades do Estado”, exaltou. O presidente ainda destacou o futuro da Fundação. “Assim será também nos próximos 40 anos. Para tanto, a instituição acelera projetos e programas para incorporar o perfil que o mundo globalizado, da industria 4.0 e de tantas outras demandas complexas exigem”.

Após os pronunciamentos, uma placa em nome da Assembleia Legislativa em homenagem e reconhecimento foi entregue aos homenageados.

Confira o discurso do presidente Francisco Magalhães na íntegra:

Senhoras e senhores, boa noite!

Inicialmente, gostaria de agradecer, em nome de todos os dirigentes e colaboradores do Nutec, ao deputado Zezinho Albuquerque, presidente desta assembléia legislativa, e, de forma especial, a deputada Mirian sobreira, autora do requerimento para a realização desta sessão solene, que nos reúne hoje, para comemorarmos os 40 anos de fundação e atuação do Nutec.

O fato de esta homenagem ter sido proposta por uma deputada que adotou a militância em defesa da ciência, tecnologia e educação superior como prioridade de seu mandato, incorpora um significado especial e nos honra ainda mais.

Fazer 40 anos é um grande feito, mas fazer 40 anos sem envelhecer é a fórmula para permanecer produzindo conquistas e resultados que lhe rendem excelência e reconhecimento.

Poucas organizações conseguiram reunir tantas realizações positivas quanto o Nutec nesses 40 anos de existência. Sua historia se confunde com a trajetória da industria cearense.

Para se ter uma clara dimensão do seu papel para o desenvolvimento do ceará, basta lembrar que ele surge com a missão de apoiar a industria cearense em seus esforços para incorporar competências de mercado e ganhos de competitividade. Em 1978 o ceará era um estado com uma indústria dependente dos estados ditos lideres no crescimento do pais, e por essa razão, eramos também, carentes de instituições e profissionais capacitados para a consecução das iniciativas para a criação de uma industria alicerçada em bases sólidas, que lhe rendessem vantagens de mercado. Era preciso agir neste sentido.

Começava a ganhar força a premissa de que a construção de políticas públicas e planos estratégicos, precisavam considerar a educação, ciência, tecnologia e a inovação, como pilares estratégicos para o desenvolvimento com geração de riqueza e inclusivo. O Nutec traz do berço esse compromisso.

Hoje essas condicionantes de sucesso para estão consagradas tanto na plataforma estratégica de desenvolvimento de longo prazo – ceará 2050, nos sete cearas e também no fortaleza 2040.

E foi com base nessas crenças que o brilhante engenheiro, professor e cientista, francisco Ariosto Holanda liderou e concretizou a criação do Nutec.

No dia 12/12/1978 foi assinado o decreto que cria a instituição, fruto do movimento de um grupo de empresários industriais, engenheiros, professores, pesquisadores, dirigentes do setor público, liderados por Ariosto Holanda, e tendo como secretário de industria e comercio o respeitadíssimo José Flavio costa lima. A partir daí o Nutec passou a ser vinculado à secretaria de indústria e comercio, pois a ciência e a tecnologia só passaram a ter pasta própria em 1993.

Essa decisão foi precedida de uma pesquisa encomendada pelo secretário José Flávio costa lima junto às industrias cearenses que apontou a necessidade de criação de um órgão que oferecesse serviços técnicos e tecnológicos, treinamento e capacitação, além de consultoria técnica para as empresas.

Assim o Nutec teve suas atividades iniciadas em 1979, na gestão do governador Virgílio Távora, um homem de visão, mentor e acelerador dos esforços pioneiros que alavancaram a industria do ceará, com destaque para a implantação do i distrito industrial de Maracanaú. (100 anos em 2019)

Com Ariosto Holanda à frente da gestão como presidente, a instituição empreende ritmos de afirmação crescentes, recebendo do então governador Virgílio Távora os incentivos para seu crescimento.

Com desempenho destacado a instituição logo passa a compor o elenco dos órgãos estratégicos para o desenvolvimento do estado. Com perfil adequado nos aspectos de recursos humanos e tecnológicos, com portfólio orientado pelas demandas, cresce a fama da instituição que passa a brilhar no cenário nacional e também internacional.

A cooperação internacional, as alianças com os principais agentes da ciência e tecnologia do brasil, parcerias com universidades e industrias, a confiança para a atratividade de recursos além de uma pasta qualificada de programas e projetos, apontam para longevidade, sucesso e reconhecimento pelas empresas, sociedade e governo.

Mas cabe refletir: hoje o Nutec comemora 40 anos! Mas o que esperar do futuro. O que o futuro espera dos que fazem a instituição. O mundo mudou. As transformações no âmbito da ciência, tecnologia e inovação ocorrem em intervalos cada vez mais abreviados.

Isso impõe a qualquer instituição que atua nesse campo precisa portar o mimetismo capaz de lhe garantir dinamismo para não ficar no retrovisor do desenvolvimento. As perguntas mudam a toda hora, por isso as respostas terão que ser imediatas. Os clientes tem pressa.

Por isso os festejos comemorativos não devem se reduzir a simples evocação do passado. O Nutec atingiu como instituição de c,t&i a maturidade, e por força disso, deve se dedicar à avaliação dos acertos e desacertos, preparando-se assim, para os desafios que o lhe cobra o presente e lhe reserva o futuro.

O presente é transitório, porque amanhã já é passado, e então o que fazer? Planejar, trabalhar, agir rápido a cada momento com ritmo do amanha.

0 Nutec não vai se entregar às dificuldades, jamais deixará de lutar por seus ideais. Não padecerá de rotina e acomodação. Não é sonho ver e sentir o Nutec como agente de transformação e desenvolvimento por mais 40 anos.

A determinação de homens e mulheres que fazem a instituição, imbuídos de idealismo, compromisso e espirito de empreendedores garantirão que nosso melhor presente será o futuro exitoso que estamos construindo hoje.

Nesses 40 anos, o Nutec conquistou a confiança de milhares de cearenses, graças a um trabalho de relevância inegável, baseado na ética e na efetividade, e comprometido com as prioridades do estado.

Assim será também nos próximos 40 anos. Para tanto, a instituição acelera projetos e programas para incorporar o perfil que o mundo globalizado, da industria 4.0 e de tantas outras demandas complexas exigem. Cabe aqui destacar algumas dessas iniciativas que permitirão um encontro marcado com o futuro:

1. Construção das novas instalações, tendo como foco a condição de empresa associada ao parque tecnológico da UFC;

2. Incorporar no portfólio a politica metrológica do ceará, com base na delegação dessa atribuição pelo INMETRO;

3. Modernização da capacidade instalada nas áreas de metrologia, alimentos, materiais, meio ambiente, energia e indústria 4.0;

4. Consolidar a doutrina e a prática da inovação, dentro da nova ordem de desenvolvimento sustentável;

5. Recomposição da força de trabalho, com implantação de novo plano de cargos e carreiras;

São demandas inadiáveis e que se encontram na agenda do governo de estado e que precisam ser implementadas com senso de urgência, porque são os alicerces do futuro. O apoio que temos recebido do governo Camilo santana nos remete a certeza de que esse futuro está próximo.

Assim, na qualidade de presidente do Nutec, em nome dos dirigentes e colaboradores do órgão, sinto-me muito mais que satisfeito, sinto-me honrado pelo reconhecimento dessa assembléia legislativa do profícuo trabalho desenvolvido pelo Nutec em nosso estado, ao longo dos últimos 40 anos.

Por essa razão, esta casa, que congrega os ilustres deputados do nosso estado, nos reuniu hoje, para, juntos, prestarmos esta homenagem à instituição Nutec e a 07 personalidades, dentre empresários, dirigentes, funcionários e outras autoridades, que irão aqui personificar o que a instituição tem de melhor.

Agradeço a todos os deputados aqui presentes, em nome do Presidente Zezinho Albuquerque e Mirian, a enorme deferência dessa Assembléia legislativa para com o Nutec, por reconhecer e enaltecer as histórias de homens e mulheres que, com o seu trabalho, seu espírito empreendedor, seu compromisso, sua determinação e sua força de Vontade, fizeram e fazem parte da história do Nutec.

Agradeço também aos empresários, ex-dirigentes, antigos e atuais funcionários e as personalidades, empresas e instituições que contribuíram para a construção da história do Nutec e que serão, daqui a alguns minutos, homenageados aqui nesta casa.

A todos vocês o meu muito obrigado por reconhecerem o Nutec como uma instituição cujo trabalho contribui, inegavelmente, dia após dia, para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Quero, por fim, agradecer a todos os senhores e senhoras presentes, brindando à todos com uma frase de um ser humano

Notável que não nunca desistiu de seus sonhos: no caso Steve Jobs da Apple:

Todo sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”

Muito obrigado!