Nutec Creative realiza workshop no Instituto de Educação Portal

23 de junho de 2022 - 17:29

O evento contou com a participação de 18 aprendizes, com idades entre 16 e 24 anos, que atuam no setor administrativo de empresas.

Na manhã da última quarta-feira, 22 de junho, a equipe da Agência de Inovação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou mais uma edição do Nutec Creative. Em formato presencial, 18 aprendizes do Instituto de Educação Portal (IEP) participaram do workshop, que teve duração de três horas, e abordou o tema “Desbloqueio Criativo”.

Sensibilizar os aprendizes para a importância da criatividade como habilidade indispensável no mercado de trabalho foi o objetivo do encontro. O Workshop mostrou como a criatividade é bloqueada ao longo das fases da vida e quais mecanismos podem ser utilizados para “reaprender” a ser criativo.

Emmanuel Ribeiro,  Analista de Projetos do Nutec e facilitador do workshop, destaca a importância do tema do evento: “a cada dia é mais urgente a necessidade de reaprender a ser criativo, pois o mercado atual tem exigido, como uma das principais habilidades, a criatividade. É importante também, que o sistema educacional e os pais reflitam sobre a educação das novas gerações de modo a não fazê-las perder a capacidade de criar imagens, e não promover a massificação de suas mentes”.

O primeiro momento do workshop funcionou como um aquecimento, onde os aprendizes participaram de uma dinâmica para identificar a repetição de padrões. Em seguida, o facilitador iniciou a abordagem da temática, demonstrando como a capacidade criativa do ser humano é bloqueada ao longo da vida, e quais atitudes são necessárias para desbloqueá-la. Ao final, os estudantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em uma oficina de criatividade para solução de problemas.

O aprendiz Samuel Cavalcante, um dos participantes do evento, agradeceu à equipe do Nutec pela disponibilidade e o esforço. “Eles tiveram uma preocupação com os slides, com as dinâmicas e as falas para conseguir passar e traduzir o conteúdo de uma forma que a gente consiga compreender e reaprender a ser criativo”. Samuel comenta ainda que levará os aprendizados adquiridos para o mercado de trabalho e para a vida.

Nutec Creative nas escolas

O programa nasceu em março de 2019 com objetivo de disseminar conhecimentos inovadores nas áreas de Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Gestão para a sociedade cearense a fim de sensibilizar pessoas para oportunidades de empreender e iniciar seu negócio.

Na pandemia, a programação do Nutec Creative migrou para um formato 100% on-line. Com o retorno às atividades presenciais, a equipe do Nutec está realizando eventos-piloto, como o worskshop no Instituto de Educação Portal, para formatar um retorno seguro aos eventos presenciais.

O Nutec tem recebido convites de escolas e institutos que perceberam a necessidade de abordar a inovação e seus temas correlatos em sala de aula, mostrando que o programa tem potencial para contribuir com a formação de alunos com mentalidade empreendedora.