Novos caminhos da alimentação serão discutidos na edição de maio do Nutec Creative

23 de maio de 2022 - 12:47

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), através da sua Agência de Inovação, realizará mais uma edição do Nutec Creative na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, às 15h. Inovação na mesa: os novos caminhos da alimentação é o tema do evento, que acontecerá em formato on-line pelo canal do Nutec no Youtube. As inscrições são gratuitas, e os participantes receberão certificados ao final das atividades.

Discutir os caminhos da alimentação, tanto para atender à demanda crescente por alimentos impulsionadas por tendências de mercado, quanto para atingir uma maior amplitude de pessoas através de inovações na cadeia produtiva, são objetivos do evento, que nesta edição traz as convidadas Mayra Garcia e Lorena Coimbra.

Doutora em Ciências, área de concentração Tecnologia de Alimentos (USP),  pesquisadora e consultora do Nutec, Mayra Garcia tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente com os temas: desenvolvimento de alimentos funcionais, análise sensorial, físico-químicas e microbiologia de alimentos. Para Mayra, “em um mundo onde muitos ainda não possuem nem mesmo o acesso a uma alimentação adequada, falar de inovação deve passear não somente por novos alimentos que atendam a expectativa do consumidor, mas também que a forma de entrega dos alimentos em quantidade e qualidade adequada, consiga atingir uma maior amplitude de pessoas”.

Também palestrante do evento, Lorena Coimbra é Diretora e fundadora da Foodtech Consultoria e sócia-fundadora da startup Hort-e. Mestra em Ciências e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com foco em tecnologias emergentes, Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em segurança de alimentos. “Hoje em dia, já vivemos um processo de insegurança alimentar no Brasil, agravado pela pandemia, por isso, precisamos rever e repensar os nossos processos internos e industriais para que a gente consiga alimentar a todos de uma maneira igualitária”, reflete Lorena.

Foodtechs

São empresas do setor de alimentos que utilizam a tecnologia no desenvolvimento de seus produtos. A inovação é incorporada nos processos de toda a cadeia: produção, distribuição, venda, consumo, serviço e retorno (reciclagem).

Uma foodtech atua também na otimização dos processos de criação e produção de um alimento. A tecnologia não é aplicada apenas na operação de alimentos tradicionais e conhecidos do mercado, mas também na aplicação de novos produtos, como as carnes sintéticas, desenvolvidas em laboratório, que oferecem uma alternativa mais sustentável à demanda por produtos de origem animal.

No ano de 2022, o Nutec, através do seu Programa de Incubação de startups, o  “Você, Emprreendedor!”, ajudou a impulsionar duas foodtechs no seu portfólio de startups apoiadas: a Balaio Food e a Innovacci Alimentos.

Balaio Food

A startup oferece um aplicativo para a comercialização direta com agricultores, distribuidoras, supermercados, restaurantes e os demais estabelecimentos do ramo alimentício. Através do serviço de localização, ao acessar a plataforma, os usuários poderão encontrar as melhores ofertas, com ótimos descontos, com produtos próximos da data de validade, promocionais ou sobras de produção em restaurantes.

Innovacci Alimentos

É uma indústria de alimentos que desenvolve alimentos únicos para clientes diferenciados. Sediada em Fortaleza-CE, a startup foi fundada por três Engenheiros de Alimentos que acreditam que a alimentação pode ser totalmente diferente dos moldes estabelecidos atualmente. A startup visa proporcionar a melhor experiência, seja fornecendo alimentos prontos para o consumo ou nos moldes do “faça você mesmo”.

Serviço

Nutec Creative edição de maio.

Dia: 26/05/2022, às 15h.

Evento ao vivo em formato on-line pelo canal do Nutec no Youtube

Cerificação: sim

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/inovacao-na-mesa-os-novos-caminhos-da-alimentacao__1585295