Nutec discute estratégias para atender o setor produtivo

22 de fevereiro de 2018 - 14:01

A reunião contou com a CS Química, representantes do setor produtivo de alimentos, química, cosméticos e agronegócio, Banco do Nordeste e universidades

Na tarde desta terça-feira (20.02), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) recebeu representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Química do Estado do Ceará (CS Química), empresários do setor de química, alimentos, agronegócio e cosméticos e universidades para debater as demandas do setor e os projetos em andamento.

Na ocasião, o Nutec apresentou seu potencial de serviço e suas iniciativas para o fortalecimento da instituição. Alexandre Jorge Pinheiro Mota, presidente da câmara, se mostrou bastante surpreso positivamente com o que conheceu da Fundação, entendendo que o Nutec é uma instituição essencial para o desenvolvimento industrial do Estado.

Francisco Magalhães, presidente do Nutec, destacou a importância desse encontro para a instituição. “Entendemos que as câmaras setoriais são uma ponte, uma boa forma do Nutec chegar ao setor produtivo e dialogar para definição das suas escolhas estratégicas, com foco no atendimento da indústria“.

Durante o encontro também foi discutido a aproximação das universidades com o setor produtivo. Hoje, grandes empresas se instalam nas instituições de ensino, entregando laboratórios completos em troca de pesquisas naquela área. É um enriquecimento para ambos os lados.

O presidente da Câmara, Alexandre Mota, defendeu o fortalecimento do Nutec: “Estou convencido de que o Nutec, pelo seu potencial e capacidade de atendimento, deve ser fortalecido. Sua contribuição para o setor produtivo é estratégica para sua competitividade”, declarou.

Representantes do Banco do Nordeste e das Universidades, permitindo um diálogo produtivo sobre a aproximação do banco para ofertar recursos para captação para desenvolvimento na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Câmara Setorial

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Química do Estado do Ceará – CS Química é um órgão colegiado, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A – ADECE, e instituído através da Portaria ADECE Nº50/2015, tendo por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do setor químico do Ceará.

A CS Química é composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais, bem como órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia ou a ela associados.