Nutec e BNB: Encontro estreia laços para viabilizar parceiras

30 de junho de 2016 - 20:36

 

Nutec e BNB: Encontro estreita laços para viabilizar parcerias

 

Em visita ao Nutec hoje (30), o superintendente de políticas e desenvolvimento do Banco do Nordeste, Fran Bezerra, juntamente com gerentes de células, surpreende-se com a estrutura dos laboratórios.

 

No auditório, Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec, apresentou à equipe do banco, a instituição e as áreas prioritárias do Governo: “O Banco do Nordeste tem um histórico notável no processo de desenvolvimento, em especial, para o setor industrial, seja através do financiamento para empresas ou fomento à Pesquisa Desenvolvimento e Inovação- PDI, através de seus programas específicos. O Nutec reconhecendo esse cenário, aproxima-se do banco através de projetos voltados para o crescimento do Estado” explicou.

 

O pesquisador Epitácio Nascimento destacou a relevância de projetos estratégicos do Nutec que promovem o aumento da segurança hídrica e ampliação da oferta de energia elétrica com a geração distribuída solar fotovoltaica, como o uso das usinas eólicas como supridoras de energia elétrica para Usina Móvel de Dessalinização de Água do Mar por Osmose Reversa no Complexo Portuário do Pecém. Explicou aos presentes a aplicação da Usina Fotovoltaica-UFV Flutuante 400 kWp no espelho de água do açude Castanhão e o desenvolvimento e inovação de película solar fotovoltaica que poderá ser utilizada em vidros de fachadas, marquises, claraboias e brises de edificações e em automóveis, convertendo-se em micro usinas geradoras de energia elétrica.

 

Além do superintendente, estiveram presentes: Cleber de Oliveira, gerente da célula do meio ambiente, Adelson Belquir, gerente executivo de célula de monitoração e controle financeiro da área de políticas públicas e Liliana Barroso, coordenadora de estudos e pesquisas. A equipe do banco tem aceitado convite de visita às empresas que submetem projetos a fim de conhecer os trabalhos que normalmente são analisados apenas no papel.

 

A visita ao Nutec teve início em um laboratório cujos equipamentos foram financiados pelo banco em projetos anteriores: viscosímetros, ponto de fulgor e centrífuga integram o Laboratório de Referência em Biocombustíveis, que realiza pesquisas com sementes oleaginosas e outros tipos de matéria-prima para a produção de biodiesel. A equipe impressionou-se com a sala de cromatrografia do laboratório, única no Ceará.

 

Os técnicos do BNB puderam conhecer os veículos aéreos não tripulados (Vants) do Nutec, cujos testes são realizados em gaiola; o trabalho do braço mecânico do laboratório de automação, que pode ser utilizado para automatizar processos manuais de corte de rochas, por exemplo; além de interagirem com o humanoide, um robô humano destinado a ser programado para os mais diversos fins, como trabalho com crianças autistas.

 

No Laboratório de Química Ambiental, a mestre em química analítica do Nutec Crisiana Andrade apresentou a infraestrutura e relatou o potencial do Nutec no segmento cromatográfico para análise de resíduos de pesticidas em alimentos, solo e água.

 

 

 

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – Asscom
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br