BNB e laboratório do Nutec firmam parceria sobre energia limpa e compostagem

31 de março de 2017 - 16:12

Nesta quinta-feira, 30, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no Passaré, foi assinado convênio de cooperação científica e financeira entre a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e o BNB cujo fim é o desenvolvimento de projeto para avaliação tecnológica com foco no tratamento da fração orgânica do resíduo sólido urbano. O projeto foi aprovado no edital 001/2015, do BNB/Funcedi e seu objetivo é o aproveitamento de resíduos da coleta seletiva (secos e molhados) a partir do monitoramento de sua estabilização durante a biodigestão tendo em vista uma maior eficácia e eficiência na geração de biogás. O trabalho é realizado pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec.
Outro resultado esperado com o desenvolvimento dessa pesquisa é a geração de biocompostos para aproveitamento na agricultura orgânica. Destaca-se dessa forma a amplitude socioambiental e econômica, visto que os resultados contribuirão para reduzir os efeitos sobre o meio ambiente, gerando renda para a comunidade beneficiária e contribuindo para a difusão de práticas em saneamento ambiental que valorizem e priorizem a sustentabilidade.

Sua motivação está centrada na necessidade de redução do volume sólido orgânico destinado aos aterros sanitários. É exigência crescente no mundo atual o equilíbrio integrado entre o homem e o meio-ambiente. É imperativo, portanto, buscar alternativas que permitam equilibrar esta equação fundamental para o desenvolvimento das populações urbana e rural.
Na ocasião esteve presente a equipe do Fundeci/BNB, liderada por seu superintendente Francisco José de Araújo Bezerra. O mesmo assinalou a importância do Nutec para o desenvolvimento científico e tecnológico de Ceará. “É muito importante para o Banco do Nordeste celebrar parceria com o Nutec, pois a expertise desta instituição no campo da P,D&I, assegura que os recursos públicos aportados pelo Fundeci trarão os melhores resultados” finalizou Fran Bezerra.

O Presidente do Nutec deu alto relevo à oportunidade de contar com uma instituição como o BNB, cuja contribuição para o desenvolvimento regional é incomensurável. “Poder incluir e divulgar no discurso do Nutec o apoio recebido do BNB/Fundeci que viabiliza a construção de soluções inovadoras para questões chaves como o meio ambiente e geração de energias limpas, enaltece sobremaneira nossa missão” acrescentou Magalhães.

A Universidade Federal do Ceará – UFC, através do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, representado pelo Prof. Dr. Ronaldo Stefanutti, coordenador adjunto do projeto, consolida as perspectivas de sucesso para o alcance dos resultados projetados. Solange Maria Bastos Girão, mestre em Saneamento Ambiental, que reforça a equipe do Nutec juntamente com o Larse, responderá pela coordenação do projeto.

ASSIN (Asscom) Nutec