Nutec e CPRM articulam parceria para laboratórios de microbiologia e química

30 de junho de 2017 - 19:16

O objetivo é atender a demanda de análises de água mineral na região Nordeste

Na manhã desta sexta-feira (30/06), diretores e técnicos do Nutec receberam na sede da entidade, as representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Maria Alice Duarte e Élida Texeira. Na oportunidade, foram discutidas formas de parceria entre a entidade e a companhia para atender a demanda de análise de água mineral na região Nordeste.

Atualmente, as empresas brasileiras interessadas em produção de água extraída do subsolo contam com o apoio da Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Lamin), laboratório oficial da CPRM, onde são realizadas as análises laboratoriais para a certificação de águas minerais. Mas, segundo Maria Alice Duarte, como a sede do laboratório credenciado localiza-se no Rio de Janeiro, devido à ampla demanda, os clientes do Nordeste têm enfrentado algumas dificuldades relacionadas principalmente à logística e ao prazo de resposta das amostras.

As representantes visitaram os laboratórios de Microbiologia, Química Instrumental e Química Ambiental do Nutec, que dispõe de infraestrutura e equipamentos que atendem as necessidades e exigências da Rede Lamin. Maria Alice acredita que a parceria será extremamente produtiva. “Assim conseguiremos facilitar a vida dos nossos clientes e trocar informações e conhecimento”. Ela ainda acrescentou que “trabalhar com o tipo de laboratório que o Nutec possui será muito salutar para nós”.

O projeto ainda será formatado, de modo que seja encontrada a melhor forma de implantação. Os laboratórios têm acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) comprovando a sua capacidade de desenvolver esse trabalho.

O diretor de Empreendedorismo e Negócios do Nutec, Ricardo Mendes, se comprometeu a enviar o quanto antes a proposta de convênio com um plano de trabalho e se dispôs a estreitar a relação da entidade com o Nutec em busca dessas e de outras trocas capazes de beneficiar ambos. “Estamos otimistas que começaremos em breve esta parceria e as duas entidades poderão crescer juntas”.

Rede LAMIN

Para desenvolver suas atividades técnicas, um dos suportes essenciais dos trabalhos de campo do Serviço Geológico do Brasil – CPRM são as análises laboratoriais efetuadas pela Rede de Laboratórios de Análises Minerais – Rede LAMIN.

Na Rede LAMIN são realizadas desde determinações químicas específicas em rochas, solos, sedimentos de corrente e descrições petrográficas até estudos fossilíferos, biológicos e de certificação de águas minerais. Essa ação se propõe a tornar viáveis os investimentos necessários à manutenção e ao aprimoramento do laboratório.