Nutec e Ematerce ampliam atuação na Ibiapaba com foco em inovação e sustentabilidade no campo

5 de julho de 2025 - 11:09

 

Mais de 40% dos alimentos produzidos no Ceará vêm da região, que agora recebe apoio tecnológico para fortalecer cadeias produtivas locais

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Nutec) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) estão intensificando suas ações na Região da Ibiapaba, responsável por mais de 40% da produção de alimentos do estado e por uma fatia relevante do PIB agropecuário cearense.

Nesta semana, o diretor de Inovação do Nutec, Fuad Nogueira, e a gerente regional da Ematerce, Patricia Thays, reuniram-se com o prefeito de Ubajara, Adecio Diniz, e com representantes da Secretaria de Agricultura de São Benedito. O encontro teve como objetivo apresentar o programa de apoio tecnológico aos municípios da região, com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão nas cadeias produtivas locais — como batata-doce, abacate, maracujá, mel, cachaça, entre outras.

Entre os serviços propostos pelo Nutec estão: análises de alimentos, certificação de produtos, regularização de agroindústrias, gestão de resíduos sólidos e criação de novos produtos voltados para a agricultura familiar.

A iniciativa busca impulsionar a bioeconomia regional, unindo agricultura familiar, turismo, gastronomia e inovação tecnológica como caminhos para geração de riqueza e inclusão social na Serra da Ibiapaba.