Nutec e Fundepag firmam parceria para desenvolvimento de projetos

11 de julho de 2024 - 13:39 # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), com objetivo de impulsionar a pesquisa, a inovação e aperfeiçoar a prestação de serviços tecnológicos se reuniu com dirigentes da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) nesta quinta feira (11) em formato on-line. O evento marcou a formalização da parceria entre as instituições para o desenvolvimento de projetos.

Presidente do Nutec, Francisco Magalhães

Diretor Financeiro e Gestão Interna, Charles Nobre

A parceria estabelecida entre as entidades prevê a atuação em dois eixos principais. O primeiro é focado na promoção de consultorias, análises laboratoriais e ensaios de desempenho no segmento industrial, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa e serviços especializados.

No segundo eixo, as atividades incluem a capacitação de pesquisadores públicos e privados nas áreas de atuação do Nutec, por meio de cursos, congressos e seminários, com o intuito de fomentar o conhecimento, induzir processos inovadores e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O acordo entre as duas instituições vai aumentar a capilaridade do Nutec, fixando atuação agora no sul, sudeste e centro-oeste do país, regiões de atuação já consolidada por parte da Fundepag. Além disso, trará ganhos de eficiência e melhorias operacionais para o Nutec, que contará a partir de então com a expertise da Fundepag na gestão de projetos.

A união entre entidades é de grande importância para a celeridade e facilitação de projetos para o desenvolvimento do estado e do país. A colaboração permite a troca de expertise, a otimização de recursos e a implementação de soluções inovadoras de maneira mais eficiente.

Fundepag

A fundação é especializada no relacionamento entre empresas e institutos de pesquisa, contando com uma equipe de experts para a execução e gerenciamento de projetos ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças, para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.