Nutec e IFCE firmam parceria para combate à Covid-19

28 de maio de 2020 - 18:48 # # # # #

A produção de álcool em gel é uma das ações realizadas através do convênio

Desenvolver tecnologias de combate à Covid-19 é o objetivo do convênio firmado entre o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), na tarde da última quarta-feira (27/05). Elaboração do álcool gel 70% e o controle de qualidade do álcool distribuído para a Secretaria da Saúde são algumas das ações que serão executadas entre as duas instituições. A formalização do convênio aconteceu durante reunião online entre o presidente Nutec, Francisco Magalhães, e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe. O Nutec é uma entidade vinculada a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

Segundo o reitor Virgílio Araripe, a união dos órgãos reforça a responsabilidade de instituições de pesquisa e tecnologia em momentos de crise. “Essa é uma ação que irá marcar a história do Nutec e do IFCE. Com esse desafio que a sociedade está passando, nós temos que cuidar de nós mesmos, nós cearenses”, salientou o reitor. “Essa é uma parceria solidária em prol do futuro”, complementou.

Já o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, destacou a importância do trabalho conjunto das duas instituições para o desenvolvimento do Ceará e para o combate à Convid-19. “Temos que sair daqui com o compromisso de ampliar essa parceria, com novas iniciativas e com propostas de projetos importantes para o Estado”, afirmou.

A elaboração de álcool 70% , uma das ações que estão sendo executadas pela parceria, tem a finalidade de disponibilizar um antisséptico capaz de inibir o crescimento e a proliferação de vírus e bactérias. De acordo com o Ministério da Saúde, a higienização das mãos é a medida isolada individual mais eficiente para combater a disseminação de micro-organismos para o meio ambiente e para outras pessoas.

Outra atividade resultante da parceria é o controle de qualidade do álcool distribuído para a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). O objetivo é assegurar que os profissionais da área usem álcool 70%, tanto líquido quanto em gel, sem adulterações.