Nutec e Nuface se unem para confeccionar próteses personalizadas

6 de maio de 2022 - 13:44

Após fase de testes, pacientes poderão ser contemplados com nova tecnologia

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e o Núcleo de Defeitos da Face do curso de Odontologia da UFC (Nuface) firmaram, na última quinta-feira (5), uma parceria para a confecção de próteses bucomaxilofaciais partir do escaneamento 3D dos pacientes. A tecnologia consiste em analisar um objeto ou parte do corpo, e criar o seu modelo 3D a partir de uma nuvem de pontos, que serão conectados gerando um objeto.

Francisco Magalhães, presidente do Nutec, comemora a parceria enfatizando que o olhar social “sempre esteve presente na atuação do Nutec, e essa iniciativa traduz isso”, já que pacientes com necessidades de reabilitação serão encaminhados ao Nutec para realizar o escaneamento, e receberão suas próteses ou personalizadas.

O Professor Wagner Negreiros ressalta que o trabalho feito pelo Nutec será muito importante, pois irá “impactar na autoestima dos pacientes, além de ajudar no resgate da funcionalidade de partes da face”.

Além de amparar a indústria local com soluções tecnológicas, “é missão institucional do Nutec contribuir socialmente com instituições parceiras na busca por um estado mais justo e igualitário”, finaliza Gabriel Aguiar, gerente de negócios do Nutec.