Nutec e UFC inauguram laboratório para análise e consultoria em resíduos sólidos e efluentes

17 de outubro de 2022 - 11:35

Resultado de parceria entre a Universidade Federal do Ceará e o Governo do Estado, por meio do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), foi inaugurado, na última sexta-feira (25), o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (LARSE), localizado na infraestrutura do NUTEC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A solenidade de descerramento da placa contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda; do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; do diretor do NUTEC, Prof. Francisco Magalhães; e dos coordenadores do LARSE, Prof. Ronaldo Stefanutti e Prof. Ari Clecius.

Presentes na inauguração reunidos em torno da placa inaugural

(Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (LARSE) está localizado na infraestrutura do NUTEC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra 

 

Na ocasião, o Prof. Ronaldo Stefanutti qualificou o momento como muito importante para a Universidade. “É uma parceria que permitirá para a UFC o desenvolvimento de estudos, com alunos de graduação presentes durante o curso das disciplinas e com alunos de mestrado e doutorado participando das pesquisas. É uma interação muito positiva que vem do estabelecimento desse convênio”, resumiu o docente.

Também para o coordenador do laboratório, é um momento de satisfação muito grande conseguir disponibilizar para o Estado do Ceará um equipamento do porte do LARSE. “Ele possibilitará que o NUTEC cumpra seu papel dentro do plano plurianual do Governo do Estado, contribuindo com as prefeituras, as indústrias e a academia”, afirmou o pesquisador.

Representando o NUTEC, Francisco Magalhães disse que nada melhor que terminar mais uma semana de trabalho com uma notícia como a inauguração, no Ceará, de um equipamento com apenas dois semelhantes no território brasileiro. “Chegamos a um investimento de R$ 4,3 milhões na infraestrutura técnica e tecnológica desse laboratório. Também tivemos uma atenção especial aos recursos humanos qualificados, e aí é que a Universidade entra com graduandos, mestres, doutores que farão desse lugar uma grande sala de aula. O potencial de interiorização será enorme, já temos muitas parcerias encaminhadas”.

Em nome da UFC, o Prof. Cândido Albuquerque disse que o Ceará, por meio do Executivo estadual e de todas as suas universidades, tem situado o Estado geopoliticamente no bloco de locais produtores, e não apenas importadores, de novas tecnologias. “É algo audacioso e extremamente salutar, que mostra nossa vocação para a inovação. Nossa gestão à frente da UFC tem estado muito comprometida com a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo”, disse.

“Temos mentes brilhantes, pesquisadores de altíssimo nível e bons laboratórios. Mas precisamos de mais e estamos aqui dando a contribuição para a ciência e a tecnologia do Estado do Ceará, entregando mais um equipamento estratégico e de extrema qualidade, focado na sustentabilidade”, declarou o reitor, saudando ainda a relação profícua entre UFC e Governo do Estado, que muito contribui para o engrandecimento do futuro da sociedade cearense.

Artur Bruno fez menção ao fato de o governador do Estado, Camilo Santana, ser engenheiro-agrônomo formado pela UFC, sensível à questão ambiental. “Estamos redesenhando a política de gerenciamento de resíduos do Estado. Infelizmente, o Ceará ainda tem 311 ‘lixões’ e atende apenas 40% de sua população com esgotamento sanitário. Estamos concretizando os consórcios públicos para a política de resíduos sólidos. Temos 167 dos 184 municípios já consorciados”, afirmou o secretário.

Ele acrescentou que “esse laboratório é decisivo e terá muito a contribuir para que os planos dos consórcios regionais possam funcionar bem, para que as centrais de reciclagem e de tratamento de resíduos que substituirão os lixões possam cumprir seu papel”, disse Bruno, destacando que a integração proativa entre poder público, universidades e setor produtivo impulsionará o processo em curso.

O secretário Inácio Arruda fechou a solenidade dizendo que o LARSE é um projeto impactante para a história do Ceará e parabenizou UFC, NUTEC e SEMA pela condução da parceria, dizendo que o governador Camilo Santana não tem medido esforços para equipar e potencializar a atuação do NUTEC. “O núcleo será o principal ator responsável pela política de resíduos sólidos do Ceará. Ele ajudará, junto com a UFC e outras universidades do Estado, na instalação de empresas de base tecnológica. Grandes companhias que contratavam serviços de pesquisa no Sudeste e até fora do País poderão vir para cá. Essa cooperação com certeza será fundamental para o desenvolvimento do Ceará e do País”, sintetizou, reforçando que as universidades têm papel inegável na conversão do conhecimento em fonte inspiradora de inclusão social.

Pesquisadores utilizando equipamento no balcão do laboratório
A expectativa é que o LARSE possibilite o desenvolvimento de novos estudos e fortifique a inovação na UFC e no Ceará (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ouça também notícia sobre a inauguração do LARSE produzida pela rádio Universitária FM

SOBRE O LABORATÓRIO – O LARSE é um projeto pioneiro no Estado do Ceará, surgido a partir de uma demanda de atendimento a indústrias, órgãos ambientais e consórcios de resíduos sólidos, tanto na prestação de serviços e consultorias tecnológicas quanto no desenvolvimento de soluções inovadoras no tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Gerido por meio de parceria UFC e NUTEC, o laboratório possui diversas linhas de pesquisa e uma equipe composta por mestres e doutores, além de profissionais capacitados nas normas ISO 17025, boas práticas de laboratório e cálculos de incerteza de medição.

No portfólio de serviços prestados, estão consultorias para aquisição do selo verde e para obtenção do Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM); análise de resíduos sólidos de acordo com a NBR 10004; análise cromatográfica líquida e gasosa; análise de metais; análise de mercúrio; ensaios de tratabilidade de efluentes; elaboração de projetos e consultoria na área ambiental; consultoria em recuperação de áreas contaminadas, em produção de biogás e compostagem e em reaproveitamento de resíduos eletrônicos.

Veja também matéria produzida pela UFCTV sobre o assunto: