Nutec e UFC publicam artigo sobre resíduos orgânicos por meio da biodigestão

1 de fevereiro de 2021 - 16:32 # # # #

O material foi divulgado pela revista Brazilian Journal Development (BJD)

A supervisora do Núcleo de Química, Dra. Geísa Vieira Vasconcelos Magalhães, e o coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluente (Larse), Dr. Ari Clecius Alves de Lima, ambos do Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará), publicaram um estudo na revista Brazilian Journal Development (BJD), com o título: “Valorização dos resíduos orgânicos através da biodigestão anaeróbia com a utilização da análise multivariada”, fruto da parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O objetivo do estudo é avaliar o uso de biodigestores no tratamento e na agregação de valor através dos resíduos orgânicos domésticos. A pesquisa também analisa os princípios básicos de planejamento e funcionamento, ressaltando o uso dos produtos oriundos do processo de biodigestão anaeróbia (biogás e produção de metano) e suas respectivas vantagens.

O artigo teve a coordenação do professor Dr. Ronaldo Stefanutti e a contribuição de Laís Vilar Albuquerque e Paula Cruz Albuquerque, da UFC. “A partir da parceria entre as instituições, criamos o Larse, laboratório de referência do Ceará. O estudo é mais uma cooperação em nome da ciência e do desenvolvimento”, explica Geísa. O laboratório realiza análises de biometano e possui estrutura para atender diversas indústrias de todos os segmentos de resíduos sólidos.

Biogás

O Biogás é produzido a partir da decomposição biológica de matéria orgânica sem a presença de oxigênio. De acordo com o estudo, “a produção de biogás através da degradação de resíduos orgânicos tem sido um fator de extrema importância, tanto para a área ambiental, como social e econômica”.

O tema é bastante relevante para o atual cenário dos resíduos sólidos, tendo em vista a reutilização dos resíduos orgânicos e a sua transformação em biometano, que se trata de um gás combustível que pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica e para combustivo veicular.

Link para artigo completo: