Nutec estará na 5ª edição da Semana de Engenharia de Energias Renováveis da UFC

6 de novembro de 2017 - 14:44

Na ocasião, será promovido um Minicurso pioneiro sobre arquitetura fotovoltaica


A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LE³R), estará na 5ª edição da Semana de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro. 

A participação do LE³R ocorrerá através do minicurso intitulado por: “Arquitetura fotovoltaica com SketchUp Make: Estudos de casos BIPV e BAPV” e proferido pelo engenheiro mecânico e mestre em engenharia mecânica na área de processos, equipamentos e sistemas para energias renováveis pela UFC, Isaac Diego Pereira de Sousa

O minicurso terá duração de 8 horas e será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, das 8h às 12h, no LACT3 (1º andar do bloco 727 – Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici). 

O LE³R possui equipe especializada que vem desenvolvendo pesquisas e gerando patentes visando sempre a aplicação das mesmas através de licenciamento. O laboratório também presta consultoria para o setor público e privado na área de dimensionamento e aproveitamento dos recursos energéticos renováveis e de forma sustentável. Como exemplo, podemos citar o aproveitamento do recurso solar a partir de microusinas fotovoltaicas nas estruturas de coberturas das edificações públicas do Estado. O LE³R tem como objetivo implementar, comissionar e operacionalizar o primeiro laboratório de certificação e qualificação de módulos e componentes para energia solar fotovoltaica, cumprindo assim os requisitos exigidos pelas normas internacionais IEC e portarias do Inmetro 004/2011 e 357/2014, que estabelecem os requisitos mínimos de segurança e desempenho dos componentes de uma instalação fotovoltaica.

A Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (GEMEA), na pessoa de seu gerente MSc. Raimundo Montefusco, Eng. Mecânico, também estimula o desenvolvimento de estudos, projetos e parceria público e privada, que contribuam para o aumento e diversificação da matriz energética do país, através do aproveitamento do potencial solar, eólico e de biomassa do Estado do Ceará.

Descrição do minicurso:

O presente minicurso propõe-se a apresentar a ferramenta de modelagem 3D, a saber, o SketchUP Make e a sua extensão Skelion, como uma ferramenta de desenho arquitetônico e de suporte na fase de projeto conceitual de sistemas de geração fotovoltaica, bem como proporcionar uma perspectiva do atual contexto energético do Brasil. 

Conteúdo programático:

1) Panorama geral de geração de EE no Brasil;

2) Como integrar e/ou aplicar a tecnologia de conversão fotovoltaica em uma edificação?

3) Introdução a interface, ferramentas e aplicações do SketchUP Make;

4) Uso do SketchUP Make para assistir projetos de geração fotovoltaica distribuída e centralizada, GD e GC respectivamente;

5) Estudos de casos utilizando o SketchUP Make com o uso da extensão Skelion.