Nutec faz ensaios de resistência de materiais de 200 toneladas

20 de janeiro de 2017 - 14:02

Nutec faz ensaios de resistência de materiais de 200 toneladas

Nutec faz ensaios de resistência à compressão de materiais com Prensa digital que atende à resistência de até 200 toneladas.

Para evitar transtornos, prejuízos e até grandes acidentes na indústria da construção civil, investidores e empresários contam agora com a Gerência de Materiais da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), no que diz respeito a realizar ensaios de resistência à compressão de materiais com uma prensa digital que atende à resistência de até 200 toneladas, em conformidade com às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e, os requisitos da Norma ISO 9001, relativos a itens sobre calibração de equipamentos.

Definido o traço do concreto, isto é, uma combinação entre brita, cimento, areia, água e possíveis aditivos, como também, a resistência mínima esperada para o perfil da construção, o concreto pronto é então moldado em corpos-de-prova e enviado ao laboratório para ensaio e constatação dos padrões definidos durante a obra. “O controle de qualidade do concreto, incluindo o acompanhamento regular dos ensaios de resistência à compressão, são medidas de extrema importância, pois, apresentando se o concreto com baixa resistência – geralmente causado pela alta porosidade – fissuração e insuficiente cobrimento das armaduras, torna-o vulnerável aos ataques químicos e ambientais, ocasionando danos à estrutura e consequentemente, gerando gastos corretivos no futuro” diz Maria Rodrigues, engenheira civil do Nutec.

O ensaio acontece no momento em que a prensa aplica uma força em um tijolo, por exemplo, e quando o limite da resistência é atingido, o equipamento encerra o ensaio automaticamente e fornece os dados de força – a carga máxima suportada – e de tensão. O resultado final é apresentado e entregue ao cliente em forma de relatório.

É possível realizar ensaios de compressão em outros materiais como: rochas ornamentais, testemunhos de concreto, peças pré-moldadas de concreto, prismas ocos e cheios, concretos grauteados e etc.

Para realizar esses e outros ensaios de materiais e garantir a qualidade da sua obra basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Nutec (CAC) no (85) 3101 2446; através do e-mail cac@nutec.ce.gov.br ou dirigir-se ao Campus do Pici, onde localiza-se a Fundação.

Arinne Oliveira

Asscom/ Nutec

85 989709124