Nutec articula com GNR para produzir biogás a partir do lixo

17 de julho de 2017 - 12:22

Esse gás é uma alternativa de geração de energia elétrica em substituição ao gás natural


O gerente de implantação de projetos da Ecometano, Thales Motta, apresentou o projeto do biogás na última segunda-feira (10.07) para diretores e gerentes do Nutec. Hoje, a Ecofor Ambiental recolhe cerca de 5.000 toneladas de resíduos diariamente. O destino final é o Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC). A partir de agosto, a GNR Fortaleza (sociedade entre Ecometano e Ecofor) deverá produzir cerca de 150.000 m³ por dia de biogás através do lixo do aterro.

A pauta da reunião foi a parceria entre as duas entidades para atender a demanda de energia. Entre as possibilidades, o Nutec faria a análises para atender a Resolução da ANP nº 685. Dentre as análises está previsto a análise de composição do biogás e análise microbiológica. Além disso, a instituição estaria encarregada da calibração de alguns equipamentos da usina. Uma próxima reunião está marcada para esta sexta-feira (14.07), onde os representantes de cada organização debaterão a viabilidade da parceria.

Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO2 (subscrito) sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 150 mil litros de diesel do setor de transportes.

Biogás

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão; essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.

Créditos da imagem: https://goo.gl/pxoKg2