Nutec implementa Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Maranhão

28 de maio de 2021 - 16:08 # # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), através do programa Sebraetec, está desenvolvendo o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no Maranhão. O objetivo do trabalho é dar suporte na gestão de resíduos sólidos gerados, contribuindo com as prefeituras dos diversos municípios do Estado e com os estabelecimentos, principalmente dos setores de bares, restaurantes e hoteis.

O diagnóstico foi realizado em visita prévia pelo coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos do Nutec, Dr. Ari Clecius. Entre os dias 24 e 28 de maio, as colaboradoras Geísa Vasconcelos, Erilândia Sousa e Patrícia Mendes realizaram 39 atendimentos para a implementação do Plano. “A prefeitura de São Luís, por exemplo, passou a exigir das empresas a implementação da coleta seletiva de seus resíduos. Nós fomos os responsáveis pelas etapas de diagnóstico, implementação e treinamento dos agentes de coleta seletiva“, explica Geísa.

Após a conclusão das três fases, a prefeitura de São Luís poderá disponibilizar equipes para realizar a coleta seletiva em empresas com pequena geração de resíduos, enquanto aquelas responsáveis por grandes descartes precisarão se responsabilizar pelos resíduos gerados em sua atividade.

Essa é uma ação de colaboração entre Nutec e Sebrae, priorizando o crescimento das empresas e ajudando-as a se adequarem às exigências do mercado em relação às questões ambientais e sociais, por meio de serviços tecnológicos.