Nutec integra a programação da Semana de Engenharia Ambiental da UFC

10 de novembro de 2023 - 14:27 # # #

De 6 a 10 de novembro, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) participou das atividades da Semana de Engenharia Ambiental (SEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento tem como foco conectar estudantes e profissionais do mercado por meio de palestras, workshops, cursos e visitas técnicas.

O Nutec contribuiu com a programação por meio da palestra “Pesquisas e Produções de Embalagens Biodegradáveis”, ministrada pela pesquisadora do Nutec, Dra. Mayra Garcia, que comemorou a adesão dos estudantes.

“O Nutec tem reunido esforços para avançar na caracterização de embalagens biodegradáveis, com intuito de adequar esses materiais às normas de segurança e levá-los ao mercado. A troca com os alunos sobre os desafios e perspectivas dessa iniciativa foi muito enriquecedora. Percebemos que há muito conhecimento e interesse dos estudantes nesse movimento em prol da sustentabilidade”, destaca Mayra.

Mayra Garcia recebe certificado de participação de aluna do curso de Engenharia Ambiental da UFC

Os empreendedores vinculados ao Programa Você, Empreendedor! também marcaram presença no evento expondo produtos inovadores que estão em desenvolvimento no Nutec, como é o caso da empresa CocoDog, que traz um forma inovadora para os tutores de pet cuidarem da necessidade dos seus animais. Com o coletor de dejetos, é possível preservar o meio ambiente sem ter contato direto com as fezes do seu pet.

CocoDog

Ecologicatech, empresa focada na descarbonização por meio da Gestão de Resíduos adotando princípios ESG e AGENDA 2030

A CocoAgrotech é uma startup focada na redução de resíduos de material descartado no meio ambiente.

A Ecojeans busca reaproveitar retalhos que seriam descartados para criação de peças sustentáveis.

“O momento foi essencial para colocar as startups em contato com a comunidade acadêmica, inspirando os discentes da Universidade a aplicarem os conhecimentos aprendidos na sala de aula, em produtos e serviços que geram valor para a sociedade”, afirma Renato Hebert, supervisor da Agência Nutec de Inovação.