Nutec marca presença na III Feira Impulsiona CE

3 de abril de 2023 - 15:41 # #

Representantes do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) estiveram presentes na terceira edição da Feira Impulsiona Ceará, que aconteceu entre os dias 31 de março e 1º de abril na Serra da Ibiapaba. O evento contou com uma programação gratuita de palestras, workshops e oficinas, além de uma programação cultural e gastronômica para os visitantes.

O coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Nutec Lizandro Oliveira explicou a importância de prestigiar a feira. “O Nutec se insere nessa temática e iniciativa com intenção de poder contribuir e expandir sua atuação na interiorização de ações que lhe compete, se disponibilizando à parcerias com os idealizadores e organizadores do evento.” Ainda de acordo com Lizandro, a equipe do Nutec está prestes a lançar uma publicação sobre os resultados de uma ampla pesquisa realizada pela instituição sobre a agricultura orgânica da Serra de Ibiapaba.

Programação cidadã

A feira disponibilizou um Balcão da Cidadania, com a presença de instituições parceiras, como o Ceará Credi, Banco do Nordeste (BNB), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL – Serra da Ibiapaba), Sebrae e Correios. O Caminhão do Cidadão também fez parte da programação realizando a emissão de documentos.

“O desenvolvimento da região é um dos principais pontos do Impulsiona Ceará. Por isso, mobilizamos todas essas instituições para estarem no mesmo lugar e oferecer um atendimento ao empreendedor de forma facilitada, para que ele consiga alavancar seu negócio”, afirma Darcyla Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O evento está na terceira edição. As feiras anteriores foram realizadas na região do Cariri e no Vale do Jaguaribe.

Projeto Impulsiona CE

O projeto Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), apoiada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e operacionalizada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

O programa foi criado para atualizar e efetivar a política de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Estado do Ceará, por meio da execução e monitoramento de ações que visem a aceleração dos negócios existentes nas regiões contempladas.

Arranjos Produtivos Locais (APL) são formados por um conjunto de atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um território, desenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor (primário, secundário ou terciário) e que apresentam vínculos formais e informais ao desempenharem atividades de produção, interação, cooperação, aprendizagem e inovação (REDESIST, 2006).