Nutec participa do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul

5 de maio de 2023 - 18:57 # # #

Gestores de praias e representantes municipais de vários estados do país estiveram presentes no XVI Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. O evento aconteceu nesta sexta-feira (5), em Caucaia – primeira praia cearense a receber o selo internacional de gestão ambiental Bandeira Azul.

O encontro teve como objetivo discutir os critérios do programa, debater sobre o ingresso de praias na fase piloto e sanar dúvidas sobre a certificação.

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) esteve no evento representado pela pesquisadora Dra. Paula Luciana Sousa, responsável pelo laboratório de Química Ambiental. Paula explica que a instituição tem um papel importante na conquista do selo em Caucaia, pois é ela a responsável pelo monitoramento da qualidade da água do mar, um dos critérios avaliados para concessão da certificação.

De acordo com Leandro Alves, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), três trechos foram analisados em toda a extensão do litoral do Cumbuco, resultando em mais de 280 amostras.

O papel do Nutec é coletar, analisar e emitir os laudos das amostras que atestam a qualidade e a segurança da água marinha da região. Os parâmetros devem apresentar nível de excelência máxima,que devem ser mantidos e comprovados durante todo o ano.

Dra. Paula Luciana Sousa

 

Leandra Bernardi, coordenadora do Projeto Bandeira Azul no Brasil e Dra. Paula Luciana Sousa

Selo Bandeira Azul

Além da análise da qualidade da água marinha da região, para estampar o selo Bandeira Azul, as  praias, marinas e embarcações de turismo candidatas devem atingir excelência em critérios como o foco em gestão ambiental, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

Uma praia pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. O nome e as fronteiras da praia devem ser reconhecidos oficialmente, podendo estar localizada em águas costeiras/marinhas ou interiores.