Nutec participa da conferência Anprotec 2023

9 de novembro de 2023 - 19:50 # # #

Evento reuniu os principais agentes do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação do Brasil.

Foi encerrada nesta quinta-feira (09/11) a 33ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em Brasília (DF). O presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, esteve presente ao lado de Line Machado e Lizandro Oliveira, membros da equipe da Agência Nutec de Inovação.

A edição de 2023 do evento teve como tema “Inovação e Sociedade: tecnologias emergentes e a transformação do empreendedorismo” e proporcionou ao público a imersão e o debate em 4 eixos temáticos: Ecossistemas empreendedores em meio às transformações tecnológicas; Tecnologia e Inovação para uma sociedade sustentável; Futuros emergentes: impactos na sociedade e Empreendedorismo inovador, inclusivo, diverso e de periferia.

Francisco Magalhães e Silvio Bitencourt -Diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Unisinos – RS

Francisco Magalhães, Line Machado e Marcos Suassuna – consultor Cerne

Francisco Magalhães e Felix Andrade – ABIPTI

“Mereceu relevo a compreensão do ressurgimento de um cenário favorável ao desenvolvimento, com fortalecimento do fomento ao mundo dos negócios através do acesso à recursos reembolsáveis e não reembolsáveis para empresas, startups, ICTs, universidades e pesquisadores”, observa Magalhães.

Próximos passos 

A Ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da solenidade de abertura do evento anunciando o Programa Mais Inovação, que visa apoiar empresas através da parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Finep e o BNDES.

“Com os recursos do FNDCT, estamos apoiando projetos de alto risco tecnológico por meio de subvenção econômica em valores nunca antes operados e fortalecendo a tão necessária integração das empresas com as universidades, da ciência com a inovação”, enfatizou a titular do MCTI.

A conferência também sediou a votação que elegeu a diretora da Rede Mineira de Inovação e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Adriana Faria para a presidência da Anprotec no biênio 2024-2025. Para a diretoria de Rede e Associados, assume Maíra Nobre, coordenadora da incubadora de empresas do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Adriana Faria, eleita para presidir a Anprotec no biênio 2024-2025, e Francisco Magalhães

“É uma grande alegria participar da escolha da próxima gestão da Anprotec. O Nutec, como membro associado da entidade, tem o compromisso de contribuir com o ecossistema de inovação do país por meio de ações de fomento ao empreendedorismo, com a produção e o compartilhamento de conhecimento científico e no apoio institucional à associação “, declara Magalhães.

Participação do Nutec

A equipe da Agência Nutec de Inovação foi responsável pela produção e apresentação do estudo científico intitulado “APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA A GESTÃO DE INDICADORES DE UMA INCUBADORA DE STARTUPS “, que abordou a análise de impacto do empreendedorismo inovador para o desenvolvimento econômico. Na ocasião, O Nutec também celebrou a conquista da certificação Cerne de sua incubadora, concedida pela Anprotec/Sebrae este ano.

“Foi uma oportunidade valiosa para o ecossistema de inovação refletir sobre as estratégias, integração e cooperação, fortalecendo a unicidade de nação, as tratativas das assimetrias regionais e a pluralidade de soluções que possam resultar na geração de riqueza com desenvolvimento e justiça social”, assinalou o presidente do Nutec.

Line Machado, Francisco Magalhães e Lizando Oliveira comemoram a certificação Cerne

Sobre o evento

A Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação é uma realização conjunta da Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Completando 36 anos em 2023, a Anprotec reúne mais de 350 associados entre incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings, hub de inovação, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.