Nutec participa da ExpoRecicla 2019

18 de junho de 2019 - 13:57 # # # # #

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram, de 13 a 15 de junho, da edição 2019 da ExpoRecicla, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

De acordo com a engenheira ambiental do Nutec, Patricia Mendes, a participação no evento é importante para apresentar novas ferramentas de trabalho e desenvolvimento de opções para solução dos graves problemas causados pelo descarte de resíduos sólidos no mundo. “Na oportunidade, o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec apresentou seus serviços na área de reciclagem, como compostagem e produção de biogás, o concreto permeável, que é um projeto desenvolvido na instituição a partir de resíduos da construção civil e briquete a partir de resíduos industriais. Além disso, foi possível expor o serviço de selo verde para empresas de reciclagem de plástico e papelão”, explicou a engenheira.

O ExpoRecicla tem como objetivo, aliado a Responsabilidade Socioambiental, fomentar a função educativa para a população de modo geral, no sentido de reciclar e racionalizar a utilização de recursos naturais em um momento que tanto se discute a necessidade a racionalização de água, energia e a reutilização de alguns materiais.

Além de expor serviços e pesquisas, o Nutec teve oportunidade de trocar experiências com várias empresas e instituições, como a Eco Ventures, o Secretário de Jucás, Cláudio Gonçalves Lavor, o presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, o professor especialista do Instituto Politécnico de Lisboa e mestre em Planeamento Regional e Urbano, Carlos Manuel Martins, entre outros.

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) possui estrutura para atender diversas indústrias de todos os segmentos para realizar análises e caracterização de resíduos sólidos. Com equipamentos e instalações modernas, o Larse atende cada cliente conforme a sua necessidade. Além disso, desenvolve pesquisas em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre biogás e compostagem.

Participaram da Feira, a diretora de Empreendedorismo e Negócios, Iêda Montenegro, o coordenador do Larse por parte do Nutec, Ari Clecius, o coordenador do Larse por parte da UFC, Prof. Ronaldo Stefanutti, a engenheira ambiental, Patricia Mendes, a Supervisora do Núcleo de Química do Nutec, Solange Girão, a química industrial, Christiane Gurgel, a técnica em Meio Ambiente, Erilândia Sousa, Técnica em Petroquímica, Rosali Marques, e o Gerente de Extensão Tecnológica, Lizandro Amaral.

Saiba mais sobre o Larse aqui