Nutec participa da Frutal 2013

16 de setembro de 2013 - 13:36

A solenidade de abertura da 20ª edição da Frutal 2013 aconteceu na noite da última segunda-feira (9), no Centro de Eventos do Ceará, com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o secretário da SDA, Nelson Martins, o vice governador, Domingos Filho e o diretor presidente do Centec, Férrer Bezerra. Na ocasião, a jornalista Cinthya França, lançou o seu livro, Fruto Iluminado.

O Ceará é líder no ranking nacional de exportações de flores e é o segundo maior exportador de frutas, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. O destaque cearense no agronegócio resulta da irrigação e da incorporação de técnicas de cultivo e manejo agrícola nas lavouras do Estado. De acordo com Euvaldo Bringel, presidente do Instituto Frutal – entidade promotora das duas feiras que ocorreram simultaneamente até o 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará – em menos de duas décadas as vendas externas de frutas do Ceará aumentaram de menos de um milhão de dólares para 108 milhões de dólares. “Se nos primeiros 20 anos de existência tivemos todo esse avanço, os próximos 20 anos serão de crescimento exponencial, mudando o patamar da fruticultura e floricultura cearenses”, afirma.

Com entrada gratuita, os visitantes da Frutal 2013 participaram de oficinas, degustações e apreciaram concursos de chefs nacionais e internacionais. Palestras, mesas-redondas, workshops, painéis e oficinas com especialistas nas áreas de agronegócios foram montados, além de 300 estandes de produtores de frutas, flores, sucos e insumos.

O estande da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec informou ao público sobre dois dos seus projetos: O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) através de empresas por eles assistidas. A Ali Polpas distribuía deliciosos sucos de polpa de fruta por ela comercializados. A Caju Cardeal exibiu suas castanhas in natura e derivados. A Celeiro alimentos mostrava sua linha de pães integrais, granola, produtos naturais, shakes, mix de cereais, enquanto a empresa Sabores expunha suas frutas desidratadas e cristalizadas, doces, temperos, além de tomates secos e molhos.

Sobre os projetos do Nutec

O Peiex oferece às empresas uma importante ferramenta de apoio às exportações, direcionada à adequação da gestão empresarial e na melhoria dos processos. Já o Sibratec é operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem como finalidade apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo. Ambos os projetos são gratuitos e disponíveis para micro, pequenas e médias empresas do setor industrial de Fortaleza e Região Metropolitana de diversos segmentos. Para mais informações ligar para o Nutec nos telefone (85) 3101 7620 (Peiex) e (85) 31017615 (Sibratec).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec e Centec