Nutec participa da Recicla Nordeste 2016

22 de junho de 2016 - 19:10

 

Nutec participa da Recicla Nordeste 2016

A partir das 14 horas de 15 à 17 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, o Nutec apresentará o novo Laboratório: o de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) através de estande, seminário e mesa redonda.

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) apresentará serviços, pesquisas e consultorias que realiza, na feira Recicla Nordeste 2016- Energias Renováveis, com realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindvierde) e Dinâmica Eventos. O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec é uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).


No estande do Nutec, os visitantes poderão saber mais acerca dos serviços de Classificação dos Resíduos Sólidos de acordo com a NBR 10004, pesquisas e consultorias na produção de Biogás a partir de Resíduos Sólidos Orgânicos, Compostagem e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) além de Laudos Técnicos para a aquisição do Selo Verde. No dia 16, às 20h 30min o Doutor em Saneamento Ambiental, Ari Clecius Alves de Lima promoverá o Seminário
Produção de Biogás a partir de resíduos Sólidos Orgânicos”. No dia 17, às 19 horas, o Nutec instigará uma mesa redonda com o tema: “Selo verde – Incentivo fiscal e responsabilidade social” com o mediador: Professor Doutor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará – (UFC), Ronaldo Stefanutti Bióloga, a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), Dra. Maria Dias e a especialista em Auditoria e Perícia Ambiental do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec, Luiza Teixeira de Almeida.

 

Em se tratando de produção de lixo, o Brasil só perde para China e Estados Unidos: cerca de 250 mil toneladas, das quais 75 mil poderiam ser reaproveitadas, mas apenas 3% são destinadas à reciclagem. Mesmo com todo o esforço de conscientização ambiental, menos de 20% das cidades brasileiras implantaram programas de reciclagem, que além de ajudar o meio ambiente poderia economizar aos cofres públicos bilhões de reais.

Com o desejo de promover a melhora desses números, o Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães sinaliza a necessidade de integração de todos que atuam no processo de reciclagem: “O Sindiverde deve receber aplausos pela realização desse evento já consolidado. Integrar os atores da cadeia de reciclados facilita avanços para o desenvolvimento das empresas do setor. São muitos desafios e a superação exige a capacitação continuada, seja no âmbito das indústrias, do estado ou institucional. A Recicla Nordeste vem ao encontro desses propósitos.”

 

Sobre a feira

A Recicla Nordeste – Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação é um evento que traz produtos e serviços voltados para indústria e comércio de reciclagem e transformação, e tem como objetivo principal potencializar os negócios do setor, instigar os representantes do poder público, gestores ambientais, profissionais responsáveis pela compra ou comercialização de resíduos gerados nas indústrias, matéria-prima secundária ou produtos finais reciclados. O evento é realizado pelo Sindiverde–CE (Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará), e promovido pela Dinâmica Eventos, responsável por todo o planejamento e execução da 6a edição da feira que será realizada entre os dias 15 a 17 de junho de 2016, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, das 14h às 21h.