NUTEC participa de Congressos de Biodiesel

4 de maio de 2012 - 12:47

Na foto: João Artur Manjabosco – gerente comercial da Camera Agroalimentos S.A, Dr. Júlio César Minelli – diretor superintendente da Aprobio , Jackson de Queiroz Malveira e Dr. Bill Jorge Costa – representante da TECPAR)

Durante os dias 16 a 19 de abril, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), instituição vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior – (Secitece), esteve presente no 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e no 8° Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleo, Gorduras e Biodiesel. O evento foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Salvador -Bahia, com o tema: “Biodiesel Inovação e Desenvolvimento Regional.”

Representado pelo técnico Jackson de Queiroz Malveira, o Laboratório de Referência em Biocombustíveis Professor Expedito Parente (Larbio) do Nutec teve a oportunidade de expor 7 novos trabalhos ao público, divulgando e discutindo o que vem sendo desenvolvido no Ceará, além de ter a oportunidade de avaliar em nível nacional e internacional o que está sendo pesquisado nesta área.

O Nutec está atualizado quando o assunto é biocombustível: O Larbio já vem desenvolvendo nos seus laboratórios os temas mais debatidos durante o congresso: catálises heterogêneas, antioxidantes, biolubrificantes, além de novas matérias primas na síntese de biodiesel e no controle de qualidade.

A possibilidade de fazer parcerias com instituições científicas, universidades e ministérios também foi discutida pelo Nutec. Sondou-se através da organização a possibilidade de trazer o evento ao estado do Ceará, com o intuito de incentivar e oferecer uma maior oportunidade de discutir os desenvolvimentos dos biocombustíveis no estado.

O congresso teve a participação de um público de aproximadamente 1000 pessoas, com um total de 880 trabalhos científicos. Os 7 trabalhos do Nutec encontram-se na biblioteca do Larbio a disposição dos interessados.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925