Nutec participa de seminário de avaliação da seca

30 de novembro de 2016 - 09:30

O evento contará com a participação de todos os estados do Nordeste, além de estados do Centro-oeste e Sul, Governo Federal e Instituições Internacionais.


O evento acontecerá no Centro Administrativo do BNB em Fortaleza-CE, Bairro do Passaré, entre 30 de novembro e 2 de dezembro e terá a participação direta dos noves estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, do Governo Federal e Instituições Federais, Estaduais e Internacionais.


Durante a abertura do Seminário, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança, em parceria com o Banco Mundial, o livro “Secas no Brasil – Política e Gestão Proativas”, que traz uma documentação de dados, análises e imagens da atual estiagem no semiárido. Um dos organizadores é Antônio Rocha Magalhães.

De acordo com Antônio Rocha Magalhães do CGEE: “O Seminário servirá como registro do mais prolongando período de seca . Isso é um fato histórico e tentaremos evitar o que aconteceu no passado, quando ações eram somente de reação à seca. Acreditamos que a política de enfrentamento e convivência com a estiagem deve permanecer em anos com boas chuvas também.

O semiárido brasileiro vem atravessando, desde 2010, uma das secas plurianuais mais severas de que se tem notícia. Apesar da secular experiência nacional de políticas públicas para o enfrentamento das secas do Nordeste, os impactos econômicos, sociais e ambientais ainda se fazem sentir fortemente. Além de queda na produção agropecuária e de impactos negativos em outras atividades econômicas, há séria crise no abastecimento de água, com muitos reservatórios já secos ou em situação crítica.

O Nutec apresentará no Seminário duas tecnologias inovadoras de enfrentamento e convivência com a estiagem a partir da segurança e eficiência hídrica e energética aumentadas com micro e mini usina solar fotovoltaica flutuante na rede de açudes das doze bacias hidrográficas do Ceará e com veículo utilitário solar fotovoltaico para tratamento de águas salobras superficiais e subterrâneas.