Nutec pesquisa películas solares para carros

13 de junho de 2016 - 14:29

 

Nutec pesquisa películas solares para carros

 

Já pensou em uma película no seu carro que oferecesse proteção solar e ainda pudesse economizar combustível ou ajudar na recarga de bateria mesmo quando o carro estivesse desligado?

 

 

 

Até 2017 o Laboratório de Energias Renováveis (LER) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) visa concluir pesquisas em películas fixadas nos vidros traseiros e laterais dos veículos, que objetiva oferecer proteção solar e gerar energia para o carro. A Película Solar Fotovoltaica Automotiva possui células fotovoltaicas que geram energia elétrica quando submetidas a irradiação solar.

 

O intuito dos pesquisadores é conseguir integrar a película à instalação elétrica padrão automotiva de corrente contínua para contribuir com a recarga da bateria e conseguir assim, redução do consumo de combustível -seja diesel, gasolina , etanol ou gás natural veicular –em cerca de 3% quando o carro está em funcionamento. A economia parece pequena, mas pode fazer uma diferença nos bolsos dos motoristas porque os pesquisadores trabalham, ainda, com a possibilidade de que, em um ambiente ensolarado, poderá haver a manutenção da recarga da bateria de acumuladores, mesmo quando o carro estiver desligado e estacionado.

 

Quem gostou da ideia foi a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) que divulgou a tecnologia “Automotive Integrated PhotoVoltaic-AIPV” no Fórum de Oportunidades de Negócios em Biotecnologia , realizado no último mês de maio. A Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico “Película Solar Fotovoltaica Automotiva -AIPV”, tem recursos financeiros da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), é apenas uma das atividades do Projeto de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias Inovadoras para Atendimento ao Setor Produtivo do Estado do Ceará, coordenado pelo Nutec.

 

Para mais detalhes sobre essa ou outras pesquisas sobre o Laboratório de Energias Renováveis, entrar em contato com o Nutec na Central de Atendimento ao Cliente (CAC) no (85)31012445/46.

 

Arinne Oliveira

85 3101.6925 | 85 989709124

arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br