Nutec promove eventos no Auditório da Embrapa

29 de outubro de 2015 - 20:00

 

Nutec promove eventos no Auditório da Embrapa

 

Em parceria com Embrapa e GTMA/Crea Ce: “Dessalinização Sustentável com Água do Mar” e “Novas Construções com Captação de Água da Chuva” serão os temas das palestras nos dias 5 e 9 de novembro.

 

Aproximadamente 97% das águas disponíveis na terra são salgadas. Quase 40% da população mundial sofre com a escassez de água doce. A dessalinização é a resposta à crescente necessidade de água para uso doméstico e industrial. Uma técnica utilizada é a de osmose reversa, processo de separação por membranas que permite a captura dos sais presentes na água.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial de Ceará- Nutec convida uma das empresas multinacionais do ramo, especialista na área de dessalinização por osmose reversa, para apresentar uma Oficina de Soluções: Usina de Dessalinização Sustentável da Água do Mar. A empresa apresentará as soluções em projeto, desenvolvimento e execução das usinas, propondo soluções para o enfrentamento da crise hídrica no Ceará. Após apresentação haverá um momento esclarecer dúvidas e debater sobre o tema.

Promovido pelo Nutec, o evento acontecerá em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical no dia 5 de novembro, de 9 h ao meio dia, no auditório principal da Embrapa Ce, Campus do Pici.

Ainda diante da grave da crise de escassez de água enfrentada, não só no Ceará, mas no país como um todo, foi aprovada uma Lei na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) que tem o objetivo de estimular a população a armazenar a água da chuva.

Assim, no dia 9 de novembro, às 14 horas, ainda no auditório da Embrapa Ce, o Nutec promove uma palestra em parceria com o GTMA/Crea Ce, com o Tema: “Novas Construções com Captação de Água da Chuva” relacionada à lei retromencionada (LeiPLS 324/2015) que institui obrigatoriedade para as novas construções, residenciais, comerciais e industriais, público ou privado, a inclusão no projeto técnico da obra, item referente a captação de água da chuva e seu reuso não potável e dá outras providências.

A Lei prevê, ainda, que as construções já existentes sejam adaptadas sempre que for técnica e financeiramente viável. Segundo o autor do projeto, a intenção é impedir o desperdício de água limpa, reduzindo seu consumo, por meio da substituição por água de chuva em atividades que não exijam consumo direto, como as de limpeza.

100 vagas presenciais estarão abertas para participar de ambos eventos. As inscrições gratuitas devem ser feitas através do e-mail eventos@nutec.ce.gov.br, com seu nome, telefone, e-mail e instituição, no máximo até dois dias antes da palestra. Se preferir, no mesmo e-mail, peça o link de acesso para a videoconferência e assista às palestras de qualquer lugar.

 

Arinne Oliveira

85 3101.6925 | 85 8732.2056
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br