Nutec promove semana da Propriedade Intelectual

17 de outubro de 2022 - 11:38

As atividades acontecerão em formato híbrido de 25 a 29 de abril.

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promoverá a Semana da Propriedade Intelectual entre os dias 25 e 29 de abril de 2022. Em formato on-line, serão ofertadas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que é celebrado em 26 de abril. As ações terão foco em Transferência de Tecnologia e Indicação Geográfica.

A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para “aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária”, e  para “celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inovadores para o desenvolvimento” das sociedades em todo o mundo”.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO)) define como propriedade intelectual “a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico”.

No Brasil, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável pela Propriedade Industrial, e que concede os títulos e a legislação  regulamentadora da Propriedade Intelectual, amparada pela Lei 9.279, de 14 de maio de 1996.

Há mais de 10 anos, o Nutec trabalha facilitando os direitos de Propriedade Intelectual para empreendedores, empresas e pesquisadores por meio da prestação de serviços e consultorias em marcas, patentes, registros de software e Indicação Geográfica. Em 2019, foi iniciado um projeto que culminou na concessão da primeira indicação de procedência do Estado para as redes de Jaguaruana.

A gestão da Propriedade Intelectual na instituição é feita pelo Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, o qual foi criado em 2008. Entre as finalidades do Nit destaca-se: zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriundos da ICT e avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa.

Programação

25/04 – Live Indicação Geográfica de Jaguaruana – Conheça a terra da rede – Silvanira de Oliveira e Pinheiro Júnior – (On-line 12h)
26/04 – Política de Inovação do Nutec – Silvanira de Oliveira – (Presencial 15h)
27/08 – Transferência de Tecnologia: Case Natchup – Carolina Matos UFC – (Presencial 15h)
28/04 – NUTEC CREATIVE: A IG foi reconhecida pelo INPI e agora? – Silvanira de Oliveira e Emmanuel Ribeiro – (Online 15h)
29/04 – Vitrine tecnológica: interação entre universidade e empresa -Denise Fernandes UECE – (Online 12h)