Nutec promove Semana do Meio Ambiente

7 de junho de 2022 - 14:32

Evento voltado para colaboradores da instituição faz parte das ações propostas pela Agenda Ambiental da Administração Pública.

De 6 a 8 de junho, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) oferece uma extensa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho. Profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição e Engenharia Ambiental participam do evento, que tem como objetivo informar, conscientizar e engajar os colaboradores a adotarem práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

O evento é norteado pelos eixos propostos pela Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que neste ano traz o tema: “Uma só Terra, eu também sou responsável”. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos, Gestão adequada de resíduos, Qualidade de vida no ambiente de trabalho e Licitações sustentáveis são algumas das premissas da iniciativa pra o ano de 2022.

Ari Clecius, membro da comissão da A3P, enfatiza a importância de ações voltadas para a qualidade de vida dos profissionais da instituição. “O colaborador, quando está bem, acaba tentando melhorar seu entorno, seu ambiente de trabalho, por isso, este ano focamos não só nas ações voltadas para sustentabilidade, mas também para a qualidade de vida do trabalhadorl”, explica.

Para Francisco Magalhães, presidente do Nutec, as ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente “já fazem parte do dia a dia da nossa instituição, já que trabalhamos ativamente com a pauta da sustentabilidade em nossos serviços”.

Através do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), criado a partir da parceria entre o Nutec e a Universidade Federal do Ceará (UFC), são oferecidos serviços de consultoria, análises laboratoriais e pesquisa na área de Meio Ambiente.

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)

Criada pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa tem como principal objetivo promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.