Nutec realiza apresentação de projeto de asa fixa

7 de janeiro de 2020 - 14:40 # # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), que tem a Universidade Federal do Ceará (UFC) como parceira, fez uma apresentação do Drone de Asa Fixa que está sendo desenvolvido no Centro de Automação e Robótica (Centauro). A demonstração aconteceu no dia 13 de dezembro de 2019 e teve como objetivo expor o protótipo do drone e realizar o voo teste.

O projeto é fruto da dissertação de Mestrado Profissional (MP-SAFETY) do gerente de extensão tecnológica do Nutec, Lizandro Amaral, em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. No seu trabalho, Lizandro aborda a temática dos Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas – SARP (Drone tipo Asa Fixa) desenvolvidos por Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) públicas com intuito de aplicar a tecnologia em outros órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual ou Municipal. A utilização desses equipamentos são diversas, podendo atuar na segurança pública, em ações de inteligência e operações de busca terrestre, meio ambiente, monitoramento e vigilância de vastas áreas e fronteiras, defesa civil, entre outras.

Na ocasião, o Tenente Coronel da Polícia Militar da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Clauber Melo, esteve presente e demonstrou interesse pelo equipamento, visto que o drone faz a captura imagens em voo e transmite para seu operador em tempo real.

No dia 30 de dezembro de 2019 o projeto de asa fixa foi apresentado ao superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), um dos órgãos vinculados à SSPDS, Aloísio Lira, e ao diretor de estratégia da Supesp, Alisson Primo. A reunião foi realizado por intermédio do Tenente Coronel, Clauber Melo.

Na oportunidade, algumas dúvidas e informações sobre a aplicação do drone de asa fixa para a segurança pública foram explanadas, como payload (capacidade de carga útil de transporte), autonomia, configurações de câmera utilizada, tipo de transmissão de rádio, etc.

Participaram ainda da reunião o gerente de extensão tecnológica do Nutec, Lizandro Amaral, o Professor da UFC e coordenador do Centauro por parte da instituição. Tarcísio Costa Filho, o piloto e mecânico, André Santos, e o diretor técnico da empresa Drone de Garagem, Iuri Gaier.

Com previsão para o dia 15 de janeiro de 2020, às 09 horas, o Nutec realizará um evento para apresentação do drone de asa fixa com as tecnologias demandadas embarcadas, como câmeras com resoluções e alcances específicos, maior autonomia de voo, dentre outros detalhes que serão deliberados em próximos encontros.