Nutec realiza avaliação eletroenergética para Cimento Apodi

13 de maio de 2021 - 17:28 # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou o serviço de avaliação eletroenergética das operações na Cimento Apodi, unidade de Quixeré. O objetivo foi criar condições para fazer o rateio do consumo de energia elétrica entre operações unitárias industriais e operações administrativas. A vistoria técnica aconteceu no dia 06 de maio. 

Os estudos elétricos e energéticos de planejamento da operação fazem a avaliação das condições futuras de suprimento e são baseados em critérios de otimização, estudos de recomposição, reserva e segurança operativa e análises da continuidade do suprimento eletroenergético.

Para o gerente de negócios do Nutec, Gabriel Aguiar, esse tipo de serviço é muito importante para as empresas. “Esse trabalho exemplifica o suporte tecnológico, a atribuição institucional, que o NUTEC oferta à indústria cearense. Ações como essa, contribuem para a garantia de eficiência energética, o que resulta em consequências positivas aos resultados operacionais”, explica. 

A vistoria foi realizada pelo gerente de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação, Epitácio Nascimento, e pelo Gerente Técnico do Laboratório de Medidas Elétricas do Nutec, Leo Fontoura.   

Cimento Apodi

Com 10 anos de existência, a Cimento Apodi é uma das maiores empresas do Estado e está presente em quase todo Norte e Nordeste. Uma das mais modernas e sustentáveis indústrias de cimento do Brasil, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco, com mais de 60 anos de história e presença em todo o Brasil, e pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, com mais de 100 anos de experiência na área industrial e presente em mais de 10 países.