Nutec realiza visita a fábrica de pás de aerogeradores da Wobben Windpower

9 de novembro de 2018 - 13:55 # # # #

A iniciativa visa aproximar as organizações para prospectarem parcerias no âmbito da inovação e robótica colaborativa.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, através de sua Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação – Gemea, visitou na manhã da última quarta-feira (07.11) as instalações da Empresa Wobben Windpower, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, em São Gonçalo do Amarante. A finalidade do encontro foi acompanhar iniciativas estratégicas para o Plano Plurianual 2016 – 2019 – PPA para a formação da consolidação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará e o incentivo às empresas de médio e grande porte com perfil exportador.

Durante a visita, os gestores da Fundação foram recepcionados pela Gerente Geral, Ludmilla Campos, e pelo supervisor de qualidade da Wobben, Gustavo Correa. Na ocasião, Correa apresentou o processo de produção das células de fabricação das PÁS E-92 e os estudos e projetos de automação e robotização colaborativa que têm por objetivo obter melhorias na competitividade industrial.

O encontro foi promovido pelo Gerente da Gemea, Raimundo Montefusco, e contou com a participação da Diretora de Inovação Tecnológica do Nutec, Ieda Montenegro, do Supervisor da Gerência de Materiais – Gemat, Epitácio Filho e da Analista de Ensaios em Ligas Metálicas, Natanna Azevedo.

Wobben Windpower

A Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda. é a primeira fabricante de aerogeradores (turbinas eólicas) de grande porte da América do Sul, foi instalada no Brasil em Dezembro de 1995. Foi criada para produzir componentes e aerogeradores para o mercado interno e exportação, além de projetar, instalar e prestar serviços de assistência técnica para Usinas Eólicas. É também, a primeira produtora independente de energia elétrica, oriunda de fonte eólica, autorizada pela ANEEL, com 4 usinas próprias em operação, sendo 3 delas com mais de 15 anos de operação.